Número de pessoas tentando fraudar seguradoras foi maior que o número de furtos de carros
Nesta quarta-feira (1ª), a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul divulgou o número de roubos de veículos ocorridos em setembro. No último mês, foram subtraídos por meio de violência, uso de armas ou grave ameaça, (o que caracteriza o roubo) apenas um automóvel, resultando no menor índice da série histórica da cidade, cujo início do monitoramento foi em janeiro de 2010.
Foram investigados pela Draco cinco possíveis roubos de veículos, sendo que destes, quatro eram falsos, a fim de fraudar as seguradoras e um único roubo, mas que já está desvendado pela Polícia Civil, o autor preso e o veículo devolvido à vítima, sendo elucidados, dessa forma, cem por cento dos casos investigados.
A redução histórica tem como principais fundamentos, além da investigação qualificada desempenhada pela polícia, com equipe exclusiva para investigação deste delito, a integração das Forças de Segurança Pública com a troca de informações em tempo real e ações conjuntas, além da implantação do cercamento eletrônico em Caxias do Sul.
Em relação às fraudes aos seguros veiculares identificados nas investigações, os autores responderão criminalmente pelo delito de estelionato, com penas entre 1 a 5 anos e também terão dificuldades na contratação/ou renovação de seguros veiculares.
Informações anônimas sobre diversos crimes podem ser passadas à Draco pelo telefone (54) 9 8432-9312 (Whatsapp) e serão mantidas em sigilo