Deputado Carlos Búrigo entregou ao prefeito César Ulian uma placa para comemorar a denominação oficial do município
Flores da Cunha recebeu o título de “Capital Estadual do Menarosto” em um evento realizado na última sexta-feira (5). O jantar no Travessão Carvalho, em Otávio Rocha, foi palco da entrega do título, com a presença do deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), autor do projeto de lei que concedeu essa denominação ao município.
A Lei 16.032, sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em novembro passado, oficializou o reconhecimento de Flores da Cunha como “Capital Estadual do Menarosto”. Esse título celebra a tradição culinária local e destaca a importância de preservar essas práticas como oportunidades econômicas. Búrigo entregou ao prefeito César Ulian (Progressistas) e a representantes da comunidade, uma placa comemorativa sobre a denominação.
SAIBA MAIS: Flores da Cunha é declarada “Capital Estadual do Menarosto”
Cerca de 1.200 pessoas puderam degustar o prato típico da cidade durante o evento, acompanhado de vinhos locais. Em entrevista à reportagem da Rádio Solaris FM 99.1, o deputado Búrigo ressaltou a necessidade de valorizar as tradições locais como atrativos turísticos e fontes de desenvolvimento econômico.
“A lei busca valorizar aquilo que é bonito, mostrar que continua viva a nossa cultura, a nossa gastronomia. Porque tudo isso vira um produto turístico e que as pessoas podem empreender, desenvolver economicamente e gerar renda e emprego para si e para a sua família. E além disso, quando você dá um título para um prato típico num município, como é o caso do Menarosto em Flores da Cunha, também possibilita que a administração pública tenha projetos a nível estadual ou federal em busca de recursos para promover as ações turísticas que envolvam a gastronomia italiana e em específico o Menarosto”, explica o parlamentar.
Búrigo também anunciou planos de elevar o Menarosto ao status de prato típico da culinária brasileira em nível federal, visando promover a gastronomia italiana e o Menarosto nacionalmente. O prato, feito com carnes de frango, coelho, leitão e codorna, temperadas com ervas e assadas lentamente sobre brasas de madeira, é uma parte importante da herança gastronômica italiana da região.
Flores da Cunha já havia instituído o Menarosto como prato típico local pela Lei Municipal 2.831, sancionada em agosto de 2010 pelo prefeito Ernani Heberle.