Funcionários de empresas, alunos de escolas e jovens atendidos por entidades assitanciais participaram do projeto
Retomadas desde junho de 2022, após a interrupção causada pela pandemia de Covid, as ações de Educação Ambiental da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) alcançaram diretamente 1710 pessoas até o mês de dezembro. Palestras e o roteiro Caminho dos Resíduos impactaram alunos de escolas públicas e privadas, crianças e jovens atendidos por entidades assistenciais e funcionários de empresas.
Com o programa da Codeca, a comunidade tem a oportunidade de aprender, na prática, como é feito o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos – orgânicos e seletivos. Nas palestras gratuitas, destinadas a estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, são enfatizados os cuidados com a preservação do meio ambiente, quanto ao descarte também de outros tipos de resíduos, como os objetos de grande porte, e a logística reversa.
No roteiro Caminho dos Resíduos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a estrutura da companhia, os serviços prestados à população e o processo de destinação final dos resíduos no município. O roteiro compreende palestra na sede da Codeca, seguida de visitação à Estação de Transbordo São Giácomo (aterro sanitário já desativado) e visita a uma associação de recicladores, que realiza a triagem dos resíduos seletivos e os prepara para a comercialização.
O principal objetivo do roteiro é conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos orgânicos e seletivos, além da geração de emprego e renda com as associações de recicladores.
O passeio é aberto às escolas (a partir do 4º ano do Fundamental), empresas e comunidade em geral, compreendendo grupos de até 35 pessoas. Os participantes são responsáveis pelo transporte, cabendo à Codeca a disponibilização de um guia para o acompanhamento.
Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores
A Codeca ainda promove visita guiada à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores (aterro), atendendo aos acadêmicos e professores de universidades e faculdades, bem como funcionários de empresas e de prefeituras de cidades vizinhas. Neste caso, o transporte também fica por conta dos participantes, cabendo à Codeca disponibilizar um técnico para o acompanhamento ao aterro.
Para as escolas infantis, a Codeca agenda visitas do boneco Codequito, que de uma forma simples e lúdica explica sobre a diferença entre resíduo orgânico e seletivo.
O agendamento das atividades do Setor de Educação Ambiental da Codeca pode ser feito pelo e-mail [email protected].