Após trocar de partido, governador gaúcho mira o Planalto
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou nesta terça-feira (20) que é pré-candidato à Presidência da República pelo PSD, em 2026. A declaração foi feita durante entrevista após sua participação na 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
“Sim, eu sou um pré-candidato à presidência da República. Busco este caminho, é uma aspiração legítima de quem foi prefeito, governador e quer muito contribuir com o Brasil”, afirmou Leite.
A filiação ao PSD ocorreu no início de maio, após 24 anos de militância no PSDB. No ato de filiação, o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, já havia sinalizado a intenção de lançar o governador gaúcho como nome da sigla ao Planalto.
Com a saída de Leite, o PSDB passou a contar com apenas um governador em exercício: Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul. Em março, o PSD também havia recebido a filiação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, outra importante liderança que deixou o PSDB.
Leite iniciou sua trajetória política como prefeito de Pelotas (RS), foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 2018 e reeleito em 2022.