Jemerson Hoffmann e Tenente Cristiano Becker assumiram as vagas no legislativo
Na sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Caxias do Sul, dois novos vereadores foram empossados. Entre os novos membros do legislativo estão o Tenente Cristiano Becker (PRD) e Jemerson Hoffmann (PSB).
O primeiro suplente do Partido Renovação Democrática (PRD), Tenente Becker assumiu a vaga do vereador licenciado Velocino Uez. Até o início deste mês, vinha atuando como secretário municipal de Gestão e Finanças. Nas eleições de 2020 (a primeira em que concorreu), somou 1.502 votos.
Depois de fazer o juramento à Lei Orgânica do Município, o parlamentar se dirigiu à tribuna para uma breve manifestação. Emocionou-se algumas vezes, ao agradecer pelas oportunidades recebidas do prefeito Adiló Didomenico e pelos ensinamentos do pai, Zoraido Silva, que foi vereador caxiense por seis mandatos, tendo ocupado a Presidência da Câmara em três oportunidades (1994, 1997 e 2007). Afirmou que aprendeu a trabalhar com resiliência, ao longo dos 32 anos de carreira, na Brigada Militar, e na experiência recente, no Executivo.
Por outro lado, Hoffmann é o sétimo suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Desde maio de 2012, ele é servidor público/operário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A partir de agora, ocupa a cadeira do titular, o vereador licenciado Wagner Petrini. Até então, o exercício da vaga estava a cargo do 6º suplente do partido, Adam Rech. Nas eleições de 2020, Hoffmann somou 653 votos. Desde 2014, faz parte do Comitê de Qualidade de Vida do Projeto Bem Viver, da Prefeitura.
Na tribuna o vereador do PSB salientou que pretende usar a sua experiência no funcionalismo local, para contribuir com políticas públicas, no período em que estiver no Parlamento. O novo parlamentar também quer buscar a valorização dos funcionários públicos e a inclusão social por meio do esporte.
Saiba mais sobre o Cristiano Becker
Aos 50 anos de idade, nascido em Novo Hamburgo e radicado em Caxias desde 1993, o vereador acumula uma trajetória na Polícia Militar gaúcha, onde galgou funções e se formou no curso superior de Tecnologia em Gerenciamento Policial Militar. De 1993 a 2014, integrou o Corpo de Bombeiros, onde, até 1998, era soldado/combatente para salvamentos. Depois, até 2014, já como sargento, comandou equipes de salvamento (incêndio, resgate veicular, salvamento de animais e em altura, afogamentos, etc.).
No período de 2015 a 2018, atuou como coordenador adjunto regional da Defesa Civil do Estado. Entre 2019 e 2021, comandou a Força Tática, ligada à Companhia de Operações Especiais do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Desde 20 de janeiro de 2021, está na reserva da Brigada Militar.
Posteriormente às eleições de 2020, por meio das quais atingiu a primeira suplência de vereador, foi convidado pelo prefeito Adiló a ser o chefe de Gabinete da Prefeitura. Ficou no cargo até abril de 2023. Desde maio do ano passado até o início deste mês de abril, era o secretário municipal de Gestão e Finanças. Em dado momento deste ano, ainda acumulou a função de secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social.
Cristiano é pai de Cristian (24 anos) e Caroline (18 anos) e filho de Zoraido Silva e Nerli Becker. O pai foi vereador caxiense por seis mandatos, tendo ocupado a Presidência da Câmara em três oportunidades (1994, 1997 e 2007). “A convivência com Zoraido, desde pequeno, me inspirou. Eu via o jeito como ele ajudava as pessoas”, lembrou. Ele acrescentou outros fatores que pesaram para o seu ingresso na política: ser funcionário público e os convites do próprio pai e do deputado estadual licenciado Ronaldo Santini, hoje secretário estadual de Desenvolvimento Rural.
Saiba mais sobre o vereador Jemerson Hoffmann
Aos 43 anos de idade e caxiense, filho de Genésio e Jovita e pai de Joaquim (11 anos), Hoffmann é casado Taia da Silva, que também atua como servidora pública, lotada no cargo de agente administrativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade. Recordou que, em determinado período da década de 1980, o pai presidiu a Associação de Moradores do Bairro (AMOB) Villa Lobos, onde ajudou na construção da escola municipal de mesmo nome. Conforme ele, foi um dos primeiros alunos do educandário.
No momento, o parlamentar cursa Educação Física e pratica ultramaratonas, como atleta amador. Como funcionário, conquistou a edição de 2018 do Prêmio Servidor Público Cidadão. A honraria reconheceu o seu envolvimento, de mais de 10 anos, com o projeto Natal Solidário, voltado a crianças em vulnerabilidade social, na região do Villa Lobos e do São Victor Cohab.