Santuário de Caravaggio, Catedral Diocesana de Caxias do Sul e Igreja Matriz de Antônio Prado estão entre os templos selecionados
O Jubileu de 2025, conhecido como Ano Santo, será celebrado com o tema “Peregrinos da Esperança”. Tendo em vista a celebração da Igreja Católica, a Diocese de Caxias do Sul se prepara para viver intensamente esse tempo de fé e renovação espiritual, com a definição de sete locais de peregrinação em suas Regiões de Pastoral.
A abertura oficial do Jubileu ocorre em Roma, no dia 24 de dezembro, com a cerimônia de abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, estendendo-se às demais basílicas papais nos dias seguintes. No âmbito das dioceses de todo o mundo, o papa Francisco determinou que a celebração comece no domingo seguinte, dia 29, durante a festa da Sagrada Família.
Em Caxias do Sul, a solenidade inicial será na paróquia São Pelegrino, a partir das 18h. Após o rito de abertura conduzido pelo bispo Dom José Gislon, os fiéis devem seguir em procissão até a Catedral de Santa Teresa D’Ávila, no centro da cidade, onde ocorre a entrada solene na igreja e a celebração da Missa.
Ao longo de todo o Jubileu, um crucifixo histórico, datado de 1892 e trazido pelos padres palotinos, será colocado em destaque no altar da Catedral.

Sete locais de peregrinação
Dom José Gislon e os padres da diocese definiram sete igrejas como destinos de peregrinação para os fiéis. Estes locais, foram anunciados oficialmente nesta quinta-feira (19), durante coletiva de imprensa. As igrejas estão distribuídas nas Regiões de Pastoral e foram escolhidos para facilitar o acesso dos peregrinos e reforçar a vivência comunitária do Jubileu. As igrejas selecionadas são:
- Catedral Diocesana de Caxias do Sul;
- Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha;
- Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves;
- Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata;
- Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Dalto Filho, município de Imigrante;
- Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado;
- Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, em São Francisco de Paula.
Cada igreja será identificada por um banner e uma vela do Jubileu, simbolizando Cristo como luz do mundo e fonte de esperança.
A graça da indulgência
O Jubileu oferece aos fiéis a oportunidade de obter indulgência plenária, que representa o perdão total das penas temporais dos pecados já confessados. Para isso, é necessário participar de uma peregrinação, confessar-se, comungar e rezar pelas intenções do Papa, além de realizar obras de misericórdia e adoração ao Santíssimo.