Empresa fundada por Juçara Tonet Dini completou 40 anos de atividade em 2024
O Legislativo de Caxias do Sul celebrou, nesta segunda-feira (25), as quatro décadas de história da Dinâmica Conteúdo Inteligente. A homenagem foi conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Marisol Santos (PSDB), que destacou o papel da empresa na comunicação com sensibilidade e excelência. O discurso oficial da Casa foi lido pela vereadora Estela Balardin (PT), autora da proposição.
Estela relembrou a fundação da Dinâmica, em 1984, com a missão de fortalecer os vínculos com a comunidade. Ressaltou a coragem e o espírito visionário e empreendedor de Juçara Tonet Dini, carinhosamente chamada de Juca, e também mencionou a atuação do esposo de Juca, Silvio Matthes Dini na gestão financeira. Hoje, a empresa é liderada pelos filhos do casal: o jornalista Ricardo Tonet Dini, CEO, e a psicóloga Júlia Tonet Dini Ferreira, responsável pela direção administrativa.
“Juçara fundou a empresa com um propósito de fazer a diferença no mundo da comunicação. Desde então, a Dinâmica se tornou mais do que uma empresa. É um legado, uma verdadeira fonte de inspiração. Acompanhou as transformações do mercado com determinação, se adaptando ao mundo digital, mas sem nunca perder de vista os valores que sempre a guiaram: ética, transparência e, acima de tudo, o compromisso com as pessoas. Essa homenagem é para a Dinâmica e cada um de seus colaboradores e parceiros. Que sua história de sucesso e dedicação continue a inspirar gerações, criando memórias, legados e uma comunicação que nunca será esquecida”, declarou a vereadora Estela.
Do púlpito, Juca e seu filho Ricardo agradeceram a homenagem, reforçando o valor do amor nas relações de trabalho e de vida. Juçara rememorou as diferentes fases da Dinâmica, desde o início na comunicação até a transição de comando para os filhos, período que definiu como de gratidão e esperança.
“É impressionante a bondade de Deus em me manter viva para viver este momento junto a vocês, família, amigos, clientes, colaboradores, colegas de profissão. Estou muito, mas muito grata pelos desafios dados por Deus durante estas quatro décadas. Não faríamos a Dinâmica acontecer não fossem esses brilhantes jornalistas, relações-públicas, profissionais de marketing, design e tantos outros. Obrigada também à família Dini, que me viu todos os dias levar pilhas e pilhas de jornais para casa para clipar (separar notícias ou reportagens de fatos ou clientes assessorados). Viu carregar caixas de jornais e revistas impressas, correr atrás da notícia, da entrevista, dos barulhos das máquinas e computadores, das imagens, da verdade, dos amigos, de toda rede de apoio possível para chegarmos até aqui”, afirmou a fundadora da Dinâmica, emocionada, ao olhar para os filhos e para a equipe atual da empresa.
Ricardo, por sua vez, destacou o legado deixado pela mãe e reafirmou seu compromisso em dar continuidade a ele. Agradeceu à família, em especial à esposa e aos filhos, e aos colaboradores, afirmando que a Dinâmica busca prosperar não apenas financeiramente, mas também emocionalmente e culturalmente. “Isso porque a gente acredita num mundo mais alegre”, disse.
Ele também mencionou profissionais que o inspiraram ao longo da trajetória e destacou que liderar uma agência com 40 anos de história exige resistência, bravura e amor. “A mãe me ensinou que o amor lança fora todos os medos”, concluiu Ricardo, demonstrando determinação em seguir adiante.
A cerimônia contou com aplausos calorosos da plateia composta por profissionais da área de comunicação, funcionários, familiares e amigos. Durante o evento, foi exibido um vídeo com depoimentos de colaboradores, enaltecendo os aprendizados e as experiências de trabalhar na Dinâmica.
Representando o Executivo municipal, esteve presente a coordenadora de Comunicação da Prefeitura, Fabiana de Lucena. Também marcaram presença membros da Associação Riograndense de Imprensa – Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha), fundada por Juçara em parceria com outros profissionais da comunicação.