Mais de 6 milhões de gaúchos estavam ocupados no terceiro trimestre do ano passado
O Rio Grande do Sul encerrou o quarto trimestre de 2024 com uma taxa de desemprego de 4,5%. Esse é o menor índice desde 2012, quando o Estado atingiu o número de 4,4% no último trimestre. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que investiga as condições do mercado de trabalho do país, inclusive aqueles sem vínculo formal, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A taxa apresentou uma redução de 0,6% em relação ao trimestre anterior, quando alcançou 5,1%. De acordo com o levantamento, o RS tem 288 mil pessoas desocupadas atualmente. O número de pessoas ocupadas também atingiu números significativos, totalizando 6 milhões. Pela primeira vez desde o início da pesquisa, em 2012, o Rio Grande do Sul apresenta mais de 6 milhões de pessoas trabalhando, seja em um emprego com carteira assinada, informal, temporário ou por conta própria.
O nível da ocupação da população no Estado é de 63,5%.
Região Sul
A taxa de desemprego reduziu significativamente no Sul na comparação do terceiro para o quarto trimestre de 2024: de 4,1% para 3,6%. Em relação ao rendimento médio mensal, a região foi a única a apresentar uma expansão considerável, de R$ 3.611 para R$ 3.704, enquanto as demais permaneceram estáveis no período.
Foto: Depositphotos