Maurício Marcon publicou esclarecimento dias após polêmica com o Sindicato que representa a categoria
O deputado federal Maurício Marcon (Podemos), encaminhou à reportagem da Rádio Solaris FM 99.1, na última quinta-feira (23), uma nota de esclarecimento (leia o documento na íntegra abaixo) sobre um vídeo publicado em suas redes sociais, na sexta-feira anterior (16), em que tece críticas ao Sindicato dos Servidores Municipais (SindiServ) e a uma possível paralisação dos funcionários públicos de Flores da Cunha. Nas imagens, ele aparece ao lado do prefeito César Ulian.
Posteriormente, o vídeo foi compartilhado pelo SindiServ, acompanhado de uma nota de repúdio, com diversas críticas ao parlamentar e suas falas, como também cobranças de soluções em suas demandas ao prefeito. Procurado, na ocasião, através de sua assessoria, Marcon preferiu apenas se manifestar através de um ou storie, na rede social. O prefeito, por sua vez, escreveu que:
“Queremos reafirmar nosso compromisso com os servidores. Nossa administração implementou o auxílio transporte, dobrou o vale alimentação, olhou para demandas de mais de 20 anos relacionadas à insalubridade e periculosidade, está implementando plano de treinamentos, providenciando equipamentos de segurança do trabalho, etc. Sempre estivemos junto aos nossos servidores! Nosso lema é juntos por Flores!”, assinala a nota.
O SindiServ, em assembleia geral na terça-feira passada, dia 20, decidiu manter contato com o prefeito César, com o intuito de iniciar um diálogo que possa promover as mudanças aguardadas pela classe dos servidores públicos.
LEIA A NOTA DO DEPUTADO MAURÍCIO MARCON
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Na última sexta-feira (16/06), em jantar realizado na cidade de Flores da Cunha na companhia de diversos florenses, inclusive do Prefeito César Ulian, fiz uma publicação em minha conta do Instagram em forma de stories ao lado do Prefeito.
Infelizmente minhas declarações acabaram sendo distorcidas pelo SindiServ da cidade, o que posteriormente levou a imprensa local a uma interpretação equivocada a respeito do tema, como se eu tivesse qualificado de forma partidária toda a categoria dos servidores municipais de Flores da Cunha. Tal equívoco acabou sendo expresso em matéria do dia 19 do Grupo Solaris de Comunicação.
Cabe esclarecer que em momento algum de minha fala eu ou o Prefeito chamamos os funcionários públicos de “PTzada”. A qualificação somente diz respeito a parte da entidade sindical e de forma geral à esquerda política local, como forma de crítica aos meios corriqueiros de instrumentalização política do direito à greve da categoria em questão – algo que, segundo informações que circulam no meio político, parece estar acontecendo, justamente por movimentação de partidos e forças políticas de oposição ao atual Prefeito.
Desta forma, reitero a clara separação em minhas declarações entre, por um lado, a crítica à entidade sindical e à esquerda política e oposição locais, e, por outro, a grande maioria da categoria de servidores municipais de Flores da Cunha, desprovida de vínculos político-partidários e pela qual tenho o maior respeito, pois é corresponsável pela excelente gestão municipal de Flores da Cunha.
Deputado Federal Mauricio Marcon – Podemos/RS
Brasília, 22 de junho de 2023
RELEMBRE O CASO
Por ocasião de sua passagem por Flores da Cunha, o deputado caxiense Maurício Marcon, foi recebido para um jantar com apoiadores, em uma propriedade particular. O prefeito estava entre os convidados. A gravação teria ocorrido em um momento de descontração entre eles (confira a transcrição abaixo). Na oportunidade, o deputado diz que a esquerda é um câncer do país e acusado o partido de oposição MDB, de estar “querendo meter greve em Flores da Cunha”. O prefeito, por sua vez, diz, “tamo ouvindo falar aqui sim”. Marcon continua, “não caiam nessa”.
Além disso, o diálogo continua, sendo que a parlamentar completa, “esquerda não presta, então vamos confiar no prefeito, o prefeito é bom. Quem tiver aí grevista coisa de sindicato foge que não vale nada”. Marcon concluí pedindo: “é isso aí prefeito?”, sendo que César responde, “Tamo junto”. O vídeo de cerca de 40 segundos também foi compartilhado pelo SindiServ nas redes sociais, acompanhado de uma nota de repúdio, com várias críticas a Ulian.
O documento, publicado no último sábado (17), à tarde, diz que o sindicato que representa os servidores municipais pede explicações ao prefeito. “As nossas demandas são pertinentes e o assunto é sério. Condições dignas de trabalho não é motivo de chacota” e completa também dizendo que Sindicato é lutar pelo servido. Por outro lado, assinala ainda que a entidade não tem partido político e, além disso, tece outros comentários sobre o número de Cargos de Confiança (CC’s), criados durante a administração.
A TRANSCRIÇÃO DA CONVERSA NA ÍNTEGRA:
MARCON: PTzada é um câncer mesmo. Parece que MDBzada também tá aqui querendo meter greve em Flores da Cunha, é verdade prefeito?
CÉSAR: Tamo ouvindo falar aqui sim.
MARCON: É. Então assim oh só que, gente, pelo amor de Deus, é um câncer do país a esquerda. Não caiam nesta. Melhor prefeito, melhor não sei, mas o mais bonito da região eu não tenho, olha, olha o sorriso, olha o sorriso.
CÉSAR: É o vinho, é o vinho.
MARCON: Assim pessoal, cara, esquerda não presta, então vamos confiar no prefeito, o prefeito é bom. Quem tiver aí grevista coisa de sindicato foge que não vale nada. É isso aí prefeito?
CÉSAR: Tamo junto.