Denise Pessôa está em seu primeiro mandato no Congresso Nacional
A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) foi eleita presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados com nove votos, na tarde desta quarta-feira (19). A parlamentar tem atuação destacada na área cultural e contribuiu para a implementação de políticas públicas como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc, fundamentais na retomada do Ministério da Cultura (MinC).
Em seu primeiro discurso após a eleição, Denise agradeceu o apoio dos colegas, da bancada do PT e enfatizou seu compromisso com a consolidação de uma política cultural de Estado.
“Vamos priorizar o debate sobre o novo Plano Nacional de Cultura, que em breve será enviado pelo Governo Federal ao Congresso. A cultura é um direito fundamental e um motor de desenvolvimento social e econômico. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso pelo nosso RS e pelo Brasil para fortalecer as políticas culturais. A cultura é nossa identidade e também movimenta a nossa economia”, afirmou a deputada.
Integrante da Comissão de Cultura desde 2023, Denise mantém forte ligação com os movimentos culturais. Desde o início do mandato, destinou emendas para o setor e incluiu a cultura no Participa, Edital de Emendas Parlamentares de 2025, contemplando dez projetos em todo o Rio Grande do Sul com R$ 200 mil cada.
Perfil
Denise Pessôa nasceu em 17 de junho de 1983. Aos 41 anos, é mãe e exerce seu primeiro mandato como deputada federal. Primeira mulher e primeira parlamentar negra eleita para representar Caxias do Sul e a Serra Gaúcha na Câmara, é arquiteta e urbanista, com experiência na elaboração e implementação de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida.
Antes de chegar ao Congresso, foi vereadora de Caxias do Sul por 14 anos, período em que propôs leis voltadas ao desenvolvimento e à preservação da cidade. Teve atuação destacada na valorização do patrimônio cultural e na defesa do Carnaval caxiense, destinando recentemente R$ 200 mil em emendas para a recuperação do desfile de rua, com investimentos em oficinas de fantasias e adereços.