Verba de R$ 885,7 mil havia expirado em 5 de janeiro
A Prefeitura de Nova Pádua garantiu nesta semana a prorrogação do prazo para utilizar cerca de R$ 885,7 mil repassados pela Defesa Civil Nacional, destinados a obras de contenção e mitigação dos impactos causados pelas chuvas e deslizamentos registrados em maio do ano passado. O prazo inicial, que havia expirado em 5 de janeiro, foi estendido após negociações com o órgão federal.
A ampliação foi obtida por meio de diálogo direto com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, por meio de ofícios, e-mails e reuniões institucionais. Agora, o município tem até 20 de junho de 2025 para aplicar os recursos em obras estruturais.
Durante a enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, Nova Pádua também registrou prejuízos. No dia 6 daquele mês, famílias precisaram deixar suas casas devido ao risco de deslizamento de uma encosta em uma propriedade na região central do município. Na ocasião, medidas emergenciais foram realizadas para estabilizar o terreno, evitando desabamentos e protegendo imóveis próximos.
RELEMBRE: Famílias que residem em área de risco de Nova Pádua seguem fora de casa