A administração municipal iniciou um levantamento para identificar o número de moradias atingidas e dimensionar os prejuízos causados pelo temporal
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual acaba de confirmar que trata-se de um tornado o fenômeno ocorrido na tarde de terça-feira (23), na cidade de Farroupilha.
A confirmação adveio da análise de imagens do local, obtidas pela equipe do Departamento de Gestão de Riscos, e realizada por profissionais do Centro de Monitoramento da Defesa Civil gaúcha.
As imagens aéreas do desastre na comunidade de Vila Rica, interior de Farroupilha, mostram que o padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.
Leia também: Prefeitura orienta população atingida pelo temporal a não realizar manutenções por conta própria
As imagens mostraram o avanço de uma tempestade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade, e geraram um tornado de curta duração.
Às 12h58min o Centro de Operações enviou alerta Laranja para a região de Farroupilha, incluindo a localidade atingida, com potencial para chuva, vento e raios.
A equipe da 9ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, com sede em Caxias do Sul, esteve na cidade de Farroupilha para apoiar a gestão local no levantamento dos danos e eventuais medidas de gerenciamento do desastre que serão adotadas.