Atividade alusiva ao Dia do Idoso reuniu 20 idosas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver
Prevenir os idosos contra a ação de golpistas. Foi com esse objetivo que a agência da Cresol Centro-Sul RS/MS de Flores da Cunha reuniu um grupo de 20 idosas do município para conversar sobre golpes financeiros no dia 3 de outubro.
As idosas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Conviver, que integra as ações do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), através da Secretaria de Desenvolvimento Social de Flores da Cunha.
Durante a atividade, alusiva ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, o grupo conheceu a agência da Cresol e também recebeu orientações sobre como os criminosos costumam agir no intuito de provocar violações financeiras.
Golpes como os de reajuste da pensão ou aposentadoria, da renegociação ou empréstimo consignado não autorizado, do site falso ou adulterado e da cobrança de dívidas foram abordados durante a fala da gerente da agência da Cresol de Flores da Cunha, Francieli Tafarel.
“Foi um momento de muitas trocas e histórias. Ficamos imensamente felizes em poder contribuir com um projeto que traz tantas alegrias para o idoso do nosso município! A eles, toda nossa consideração e respeito”, destacou a gerente.
Número de golpes contra pessoas idosas cresceu mais de 70% neste ano
De acordo com números divulgados pelo Governo Federal, o número de golpes contra pessoas idosas cresceu mais de 70% no país em 2023 em relação a 2022. Os dados são do Disque Disque 100, canal oficial que registrou mais de 15 mil denúncias de violações financeiras ou materiais contra idosos até a metade deste ano.
“Gostamos muito dessa iniciativa da Cresol, pois este é um assunto que elas sempre estão comentando dos perigos dos golpes. Inclusive tínhamos relato no próprio grupo, de uma integrante que foi vítima do golpe do bilhete premiado”, contou a técnica de referência do Serviço Conviver, Ananda Toffolo.
De acordo com a gerente de negócios PJ da Cresol Flores da Cunha e responsável pela iniciativa, Franciele Fabian, relembrar aos idosos sobre cuidados importantes nunca é demais. “Buscamos retribuir, através de atividades desenvolvidas pela equipe Cresol de Flores da Cunha, todo o carinho e admiração especial que pelos idosos da nossa comunidade por toda a experiência e vivência que eles carregam consigo”, destacou Francieli.
As educadoras Aline Carvalho Martins e Maiara Dias Franzoi, do Projeto Conviver, também estiveram presentes na visita.