Saiba quem foi convocado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Serviços Funerários, em andamento na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, decidiu convocar outras 14 pessoas para prestar esclarecimentos. A decisão foi tomada na reunião ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (25), na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi. A sessão também aprovou novos pedidos de informações relacionados ao setor funerário do município.
Entre as oitivas já agendadas e que devem ocorrer no próximo dia 6 de dezembro, estão as do secretário municipal do Meio Ambiente, Daniel Amoretti Caravantes, às 8h30min, e do diretor comercial do Grupo L. Formolo, Mateus Formolo, às 10h.
Os novos requerimentos foram apresentados pelo vice-presidente da comissão, vereador Olmir Cadore (PSDB), e aprovados por unanimidade. Entre os convocados estão membros da Comissão Técnica Administrativa da Secretaria do Meio Ambiente e representantes de outros órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Urbanismo e PROCON, além de representantes da FAS e do CDL.
Lista oficial de convocados pela CPI:
- Daniel Amoretti Caravantes – Secretário Municipal do Meio Ambiente
- Mateus Formolo – Diretor Comercial do Grupo L. Formolo
- Rafael Rech – Representante da Secretaria da Saúde
- Henrique Koch – Representante da Secretaria do Meio Ambiente
- Flori Verlinde – Representante da Secretaria do Planejamento
- Jair Zauza – Representante do PROCON
- João Dorlan – Representante do PROCON
- Fabiana Rockembach – Representante da FAS
- Josiele Nunes – Representante da FAS
- Leonardo Frosi – Representante da Receita Municipal
- Samuel Adami – Representante da Secretaria do Urbanismo
- Valdir Machado – Representante do Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços Funerários do RS
- Rita Bertussi – Representante da CDL
- João Uez – Ex-Secretário do Meio Ambiente e vereador eleito para a XIX Legislatura
- Leonardo Correa – Diretor financeiro de compras e licitações da Secretaria de Recursos Humanos e Logística
- Luzia Oss – Diretora-geral do Legislativo de Caxias do Sul
Pedidos de documentos e rejeições
Na pauta, também foram aprovados dois requerimentos do vereador Alexandre Bortoluz (PP), que solicitam a relação de notas fiscais emitidas pelos serviços funerários nos últimos cinco anos, bem como a documentação de compra e venda de ataúdes (caixões). No entanto, uma terceira solicitação, que pedia informações empresariais e balanços contábeis relacionados ao Grupo L. Formolo, foi rejeitada por maioria de votos (5 a 4).
Prazo para conclusão dos trabalhos
A CPI, instaurada em 11 de novembro, tem prazo regimental de 120 dias para conclusão, mas, devido ao término da XVIII Legislatura em 31 de dezembro, precisa encerrar suas atividades ou apresentar um pedido de prorrogação. Caso prorrogada, os trabalhos poderão se estender até o limite do ano legislativo, sendo extintos após essa data.
Além de Scalco e Cadore, compõem a CPI os vereadores Lucas Diel (PRD), relator do grupo, e os parlamentares Adriano Bressan (PP), Alexandre Bortoluz (PP), Estela Balardin (PT), Lucas Caregnato (PT), Tatiane Frizzo (PSDB), Wagner Petrini (PSB) e Zé Dambrós (PSB).