O Governo Federal confirmou que irá liberar os recursos, com contrapartida do município
A escola do loteamento Campos da Serra, no bairro São Luiz, em Caxias do Sul, está mais próxima de ser tornar realidade. A Prefeitura recebeu a confirmação, nesta semana, da liberação dos recursos por parte do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O Governo Federal irá investir R$ 4.665.625,24, enquanto a contrapartida do município é de R$ 5.296.646,93.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola será erguida na rua Joaquim Longo, ao lado da EEI Suzel Serafini. A estrutura terá 14 salas de aula, biblioteca, sala de artes, laboratório e auditório com capacidade para atender cerca de 500 alunos por turno, em todos os anos do ensino fundamental.

A construção se assemelha a da EMEF San Gennaro, inaugurada no bairro Reolon em 2020. A liberação desta verba foi um dos motivos da viagem do Prefeito Adiló Didomenico a Brasília em novembro passado.
A Secretaria de Gestão aguarda agora os trâmites da Caixa Federal para a assinatura do contrato e posterior ordem de início da obra.
A comunidade do Campos da Serra aguarda pela sede da escola há 10 anos. A EMEF Governador Leonel Brizola foi instituída em agosto de 2014 e desde então ocupou espaços alugados ou emprestados. Desde 2019, a escola funciona junto à Escola Estadual Ivanyr Marchioro, no bairro Jardelino Ramos, atendendo apenas 145 alunos nos anos finais (6º, 7º, 8º e 9º ano). As demais crianças do loteamento estão em outras escolas da rede municipal.

