A retomada deste Conselho vai ampliar oferta de orgânicos nas cantinas
Após a recente reativação do Conselho da Alimentação Escolar de Ipê (CAE), o acesso à alimentação saudável, com ingredientes preferencialmente orgânicos produzidos na região, deverá ter continuidade na rede pública do município. Formado por representantes do Poder Executivo, sociedade civil, trabalhadoras da Educação, pais e mães, o colegiado foi oficialmente reabilitado no dia 6 de março, durante uma reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município.
Neste encontro também foram definidos os conselheiros e conselheiras, que elegeram a representante da sociedade civil Regina de Araújo Soares como presidente e a representante da Educação, Taise Araldi como vice-presidente.
Como representante do Centro Ecológico, Regina acredita na possibilidade de ampliar a oferta dos itens orgânicos aos alunos, visto que há alguns anos eles têm acesso à alimentação orgânica. “Em Ipê a lei da merenda escolar estabelece que 40% dos alimentos sejam da agricultura orgânica, mas, na reunião (da posse) foi informado que há períodos em que a alimentação pode chegar a até 90% de ingredientes orgânicos”, observou a presidente.
Em relação às merendeiras, o CAE pretende reforçar a capacitação com formação contínua para as profissionais. A legislação mencionada refere-se à Lei Ordinária 1.170/2007 de Ipê, legislação pioneira no Brasil.
Conselho de Alimentação Escolar
Até 2029, o Conselho acompanhará as diversas ações necessárias para assegurar que ao longo do ano letivo as refeições servidas nas escolas sejam adequadas e de qualidade e com correta aplicação dos recursos públicos. A entidade é formada pelos seguintes integrantes:
Poder Executivo
luli Maria Paim de Oliveira(titular) e Simone Torresan (suplente);
Trabalhadores da Educação e Discentes
Taise Araldi (titular), Fabiana de Fátima Cemin (suplente), Gabriela Pauletti, (titular) e Janaine Kátia Cavazzola (suplente);
Pais de Alunos
Marília Moterle Zamboni (titular), Maiara Marcon, (suplente), Maico Parisoto, (titular) e Elineia de Fátima Rech (suplente);
Sociedade Civil
Regina de Araújo Soares, (titular), Érica Agustini Pauletti (suplente),Marinez Castagna, (titular) e Adriana Assunta Scopel (suplente).