Danrlei Pilatti (Progressistas) e Itamar Bernardi, conhecido como Kiko (MDB), debateram no Sindicato do Mobiliário, em Flores da Cunha
A Rádio Solaris FM 99.1 promoveu na noite desta quinta-feira (26), o debate político na corrida pelas eleições da cidade de Nova Pádua. O atual prefeito Danrlei Pilatti (Progressistas) e o ex-prefeito Itamar Bernardi, conhecido como Kiko (MDB), debateram no auditório do Sindicato Trabalhadores Indústria Civil e do Mobiliário. O debate teve transmissão ao vivo na 99.1 FM, juntamente com as redes sociais da emissora (@solaris991fm no Facebook e YouTube).
Acompanhe o debate completo:
O evento foi mediado pelo jornalista Filipe Brogliatto, e seguiu as regras previamente acordadas entre as campanhas. Inicialmente, os candidatos tiveram dois minutos cada um para apresentar suas propostas.
Em sua apresentação, Danrlei Pilatti se colocou novamente a disposição para continuar com o desenvolvimento de Nova Pádua, e explicou que alguns atrasos encontrados se deram por conta da pandemia e das fortes enchentes que a região enfrentou nestes últimos meses. O Progressista ainda deu ênfase que a cidade atingiu um recorde de capitação de recursos e com isto as áreas da saúde, educação e infraestrutura evoluíram.
Já Itamar Bernardi relembrou seu tempo de mandato, explicando que em sua administração foram entregues grandes obras em todos os setores e acredita que com sua experiência poderá entregar um serviço de excelência à comunidade. O candidato ainda relatou que nesses últimos quatro anos a agricultura não foi atendida e quer avançar neste setor, juntamente com a área da saúde e educação.
Após as apresentações, foram feitas duas rodadas de perguntas entre os candidatos, questionamentos enviados pela comunidade, perguntas feitas pela equipe organizadora e, por fim, o espaço para as considerações finais de cada concorrente.
Saúde
Uma das perguntas feitas para Itamar, por parte da equipe organizadora, foi uma possível ampliação do atendimento a saúde do município. O candidato explicou que há apenas um motorista para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fora do horário comercial, e relatou que se precisa de ao menos um profissional técnico junto. “Queremos que tenha uma técnica de enfermagem para que faça um primeiro atendimento à vítima. Outro avanço é que quando exista um feriadão, que o Posto de Saúde não fique fechado, e que tenha uma pessoa para atender, uma farmacêutica e ao menos uma técnica de enfermagem“.
Habitação
Para o candidato Danrlei, foi lhe questionado suas ideias para a permanência dos habitantes em Nova Pádua, junto a mão de obra. Ele explicou que é necessário um desenvolvimento no perímetro urbano da cidade e avaliar junto com as entidades possíveis politicas públicas para poder manter um atendimento na saúde e segurança. “A mão de obra poderá ser discutível, inclusive fazer estudos técnicos para ver quais demandas serão necessárias para manter os moradores“. Danrlei ainda relatou que existem terrenos na cidade que podem ser usados para desenvolver moradias locais.
Perguntas entre os candidatos
Uma das perguntas que Itamar realizou para Danrlei foi sobre a falta de obras com recursos próprios, citando que foi utilizado um orçamento de apenas R$ 30 milhões. Em resposta, Danrlei explicou que foram realizados inúmeros investimentos, entregando bom asfaltamento e o reforço na agricultura com orçamento direto e contabilizado com horas máquinas para o interior, principalmente para reconstrução após as enchentes, com isto sendo realizado graças a captação de bons recursos.
Já um dos questionamentos de Danrlei, remete ao Centro Cultural, que está em fase final de entrega, mas que poderia ter sido concluído no mandato de Itamar, porém relatou que não foi concluída por conta de perda de recursos. Em resposta, Itamar explicou que na época a comunidade decidiu derrubar o antigo Salão Paroquial, onde ele entregou um novo projeto para que no local fosse construído um Centro Cultural integrado, pois se entendia que fazer um novo prédio não era necessário na época, mas que com o passar do tempo a comunidade entendeu que seria melhor um Salão Paroquial separado.
Considerações finais
Em suas considerações finais, Danrlei se colocou à disposição para continuar sendo prefeito e prometeu entregar obras de qualidade, bons atendimentos na educação e saúde, relatando que quando foi preciso de coragem para as decisões difíceis, elas foram tomadas. “Quero continuar com o trabalho e seguir com os trabalhos que ficaram pendentes em virtude do que aconteceu este ano“.
Já Itamar agradeceu o acolhimento da comunidade no tempo de seu mandato. “Quando coloquei meu nome a disposição é porque tenho entendimento que podemos avançar muito em todas as áreas“. O candidato relatou que possui um plano de governo que será realizada ao longo dos próximos quatro anos com muitos avanços, principalmente com obras em Nova Pádua.
O debate teve como objetivo oferecer uma oportunidade para que os eleitores de Nova Pádua possam comparar diretamente os planos de governo e escolher com mais confiança nas eleições municipais, que ocorrem no próximo dia 6 de outubro. O debate teve iniciou às 19h, com 1h15min de duração.
Fotos: Mauro Teixeira e Bruna Picinini