O gerente executivo regional da Corsan/Aegea, Victor Planas Romani, explicou que os rompimentos da rede são causados pelo excesso de pressão
A falta de água foi o principal tema da Audiência Pública, que durou mais de quatro horas, na noite desta quarta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Flores da Cunha. Mais de 70 pessoas participaram do encontro com representantes da empresa Corsan/Aegea, que detalharam a situação atual do abastecimento e responderam aos questionamentos da população.
Moradores de diversos bairros expressaram sua frustração com a falta recorrente de água e cobraram soluções imediatas. Outra queixa apresentada foi a insatisfação com o atendimento ao cliente. Atualmente, o escritório da empresa atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min, com plantão apenas pelo 0800 e pelo WhatsApp (51) 9 9704-6644. Além disso, foram feitas reclamações a respeito de cobranças indevidas na conta.
Na oportunidade, o responsável pelas Relações Institucionais da Corsan/Aegea, Cesar Faccioli, forneceu informações sobre o sistema de abastecimento e explicou o que está previsto no contrato firmado entre a empresa e o município – detalhando os investimentos e o aumento da equipe local. O prefeito César Ulian (Progressistas), destacou que o Executivo está acompanhando, fiscalizando e cobrando medidas da empresa, além de realizar reuniões periódicas para discutir melhorias.
O gerente-executivo regional da Corsan/Aegea, Victor Planas Romani, explicou que os rompimentos da rede são causados pelo excesso de pressão, e informou que está sendo providenciada a instalação de válvulas redutoras para evitar novos danos. No momento, o município tem 21 vazamentos identificados. De acordo com Romani, a empresa vai realizar uma força-tarefa para resolver este problema em 15 dias.
A audiência foi marcada pela participação da comunidade, que reforçou a urgência de medidas concretas para resolver os problemas de interrupção no abastecimento de água. Os vereadores reafirmaram o compromisso de acompanhar de perto as demandas e cobrar providências da Corsan/Aegea. A Câmara se comprometeu a continuar dialogando com a Corsan e buscando alternativas junto ao Poder Executivo para garantir um serviço de água eficiente e adequado para a população.
A presidente da Câmara, vereadora Silvana De Carli (Progressistas), anunciou que uma nova audiência deve ser realizada em breve para tratar sobre o saneamento, visto que a empresa tem até 2033 para implementar 90% do esgoto tratado no município.
Panorama da Corsan/Aegea no município
– 30 poços em operação
Três novos poços serão colocados em operação ainda este ano:
– Rua Guilherme Lucian – São Cristóvão (para auxiliar no abastecimento do Centro) – até setembro
– Rua Milano – São Gotardo (para auxiliar no abastecimento das localidades de Santa Bárbara, São Valentim, Parada Cristal e parte de São Gotardo) – até março
– Estrada de Santa Bárbara – 1 km de rede até dezembro