Equipamento foi doado pelo DNIT e atualmente está na Ulbra, em Canoas
Uma comitiva de Caxias do Sul esteve em Canoas nesta terça-feira (18) para conhecer a locomotiva que será integrada ao Largo da Estação Férrea, dentro do projeto de revitalização do espaço. O equipamento, pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foi oficialmente doado ao município por meio de um termo registrado pelo órgão federal.
Atualmente, a locomotiva está nas dependências da Ulbra Canoas, onde permaneceu pelos últimos 20 anos. Durante a visita, o grupo verificou seu estado de conservação e discutiu os próximos passos para sua transferência e restauração, incluindo a viabilidade logística para o transporte até Caxias do Sul.
Com cerca de 80 toneladas, a locomotiva a vapor foi fabricada em 1921 pela American Locomotive Company (ALCO) e chegou ao Brasil pelo Porto de Rio Grande. O patrimônio será um importante atrativo turístico e cultural, resgatando a memória ferroviária da cidade e valorizando seu patrimônio histórico.
A comitiva foi composta pelo prefeito Adiló Didomenico; pela secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo; pelo secretário municipal de Planejamento, Marcus Vinicius Caberlon; pelo diretor do Escritório de Projetos, Reinaldo Toscan Neto; pela arquiteta da SEPLAN, Tawnee Chies; pelo vereador Daniel Santos; e pelo presidente do Conselho Municipal do Turismo, Oli Paz.
O Poder Público está avaliando meios para a captação dos recursos necessários para a restauração do patrimônio e tornar o atrativo disponível à comunidade o quanto antes. A expectativa é que o transporte para Caxias do Sul ocorra nos próximos meses.