Confira a programação que inicia nesta sexta-feira (21)
Nesta sexta-feira (21), às 20h, a Praça Garibaldi, em Antônio Prado, será palco de uma experiência única: o Cinema na Praça, um evento que integra a programação do Verão da cidade mais italiana do Brasil. Em uma estrutura montada especialmente para o público, será exibido o premiado filme “Até que a Música Pare”, uma produção gravada em Antônio Prado em 2022, que retrata de forma emocionante a cultura dos imigrantes italianos.
O longa-metragem, que já conquistou reconhecimento internacional, inclusive em Bérgamo, na Itália, e no Festival de Cinema de Gramado, conta a história de uma matriarca de família de descendência italiana. Após o último filho deixar o lar, ela decide acompanhar o marido em uma de suas viagens de trabalho pela Serra Gaúcha. Juntos, eles enfrentam um desafio que colocará à prova sua confiança e o casamento de 50 anos.
De acordo com a secretária municipal do Turismo, Patrícia Schenkel, o evento é uma oportunidade para a comunidade reviver e se identificar com a história do filme, que foi gravado em Talian e conta com a participação de muitos figurantes locais. “É um filme diferente de outros já gravados em Antônio Prado, e a comunidade se vê refletida nele, nas pessoas que aparecem e na cultura que é retratada”, destaca.
No domingo (23), a Linha 21 de Abril será o palco do II Tramonto, um evento que promete encantar moradores e visitantes com uma tarde repleta de música, cultura e paisagens históricas. A atração principal será o show da banda 2 por Litro.
A Linha 21 de Abril é famosa por seus casarões centenários, que contam a história da imigração italiana na Serra Gaúcha e servem de cenário para filmagens de filmes e comerciais. É também considerado o lugar ideal para apreciar o pôr do sol mais bonito da região, com uma vista deslumbrante que combina natureza, história e cultura.
A Programação de Verão ganha destaque também na segunda-feira (24) com o início da Settimana in Cantina – uma experiência única promovida pela Vinícola Zanella –, que visa uma vivência na rotina diária de uma vinícola, proporcionando ao participante a elaboração do seu próprio vinho. A programação envolve a colheita da uva, a vinificação, cursos e palestras, degustação, abertura de barricadas, desengace, pigeage, aclimatização, além de café da manhã, almoço, jantar e filó.
De acordo com o prefeito Roberto José Dalle Molle, esses eventos são fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, e reforçam o compromisso da Prefeitura de promover o turismo e a cultura. “A programação diversificada e cheia de atrações celebra a nossa história, a nossa cultura e a nossa identidade como a cidade mais italiana do Brasil”, destacou.