Entidades emitiram nota oficial nesta segunda-feira (25)
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) emitiu nesta segunda-feira (25) uma nota oficial conjunta com 21 sindicatos patronais, expressando sua preocupação e discordância em relação à decisão do governo do Estado de revogar incentivos fiscais em diversos setores produtivos, o que impacta diretamente na composição da cesta básica gaúcha.
“A CIC Caxias reconhece a importância do equilíbrio das contas públicas, porém ressalta que a resolução dos problemas fiscais do Estado não deve sobrecarregar os contribuintes, que já enfrentam uma alta carga tributária”, resume a entidade.
As entidades também sugerem na nota que o Executivo gaúcho explore alternativas viáveis para enfrentar os desafios estruturais de caixa do estado, sem prejudicar a população.
Entre as sugestões apresentadas estão a redução do tamanho do Estado por meio de concessões e privatizações, cortes de gastos, ajustes na máquina pública, simplificação e digitalização dos processos administrativos, bem como a tributação de compras estrangeiras até o valor de US$ 50, e a venda de bens e imóveis não essenciais às atividades do Estado.
LEIA A NOTA OFICIAL NA ÍNTEGRA: