Candidato à reeleição participou da entrevista na Rádio Solaris FM 99.1 nesta terça-feira (10)
O atual prefeito e candidato à reeleição, César Ulian (Progressistas), foi o segundo convidado a participar da série de entrevistas da Rádio Solaris FM 99.1 com os candidatos a prefeito de Flores da Cunha nesta terça-feira (10).
Na oportunidade, Ulian defendeu resultados de sua gestão como a criação da Guarda Municipal, além de garantir que fará melhorias no sistema binário de trânsito se reeleito, bem como a revitalização da avenida 25 de Julho e a conclusão das obras de ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.
LEIA TAMBÉM:
Fera (Republicanos) promete zerar filas na saúde em Flores da Cunha: “Quem está doente tem pressa”
César também falou da recente polêmica envolvendo o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município, que pela primeira vez na história ficou de fora da lista dos 100 melhores do Estado.
A série de entrevistas com os candidatos, iniciada na segunda-feira (9), com o candidato Moacir Ascari, o Fera (Republicanos), vai ser encerrada nesta quarta-feira (11), recebendo o candidato Lídio Scortegagna.
Assista a entrevista com o candidato a prefeito de Flores da Cunha, César Ulian:
Relacionamento com o Republicanos
César foi questionado sobre a relação com o Republicanos, partido que já fez parte de sua base aliada e participou da coligação na eleição de 2020, indicando o vice, Marcio Rech (agora filiado no PL). “A partir do momento em que nós rompemos uma aliança, a gente buscou novas pessoas para comporem alguns espaços. Alguns espaços ainda continuam com membros do próprio Republicanos dentro do nosso governo, porque a gente entende que é o desempenho daquela função que vai fazer com que aquela pessoa se mantenha, sim ou não, naquela função”, explicou, reiterando que muitos dos cargos atuais são técnicos, sem vínculo partidário.
Mudanças no trânsito
O candidato destacou as ações já implementadas no trânsito de Flores da Cunha e reconheceu as dificuldades enfrentadas. “Nós fomos os primeiros que tivemos a coragem de começar. Nós começamos, então, com a primeira etapa. Agora, nos próximos dias, nós já vamos começar a colher frutos da segunda etapa”, declarou Ulian, fazendo referência à pavimentação e reestruturação de algumas vias centrais. Ele detalhou o plano para o trânsito, incluindo mudanças nas ruas centrais e novas alternativas de mobilidade. “Teremos algumas outras intervenções ao longo desses próximos dias para facilitar cada vez mais a mobilidade”, garantiu.
Estacionamento rotativo
Diante do aumento de veículos na cidade, César confirmou que já iniciou conversas para implementar um sistema de estacionamento rotativo. “Nós temos nesses três anos e meio agora, fechando na metade desse semestre, um incremento positivo de veículos a mais aqui no nosso município, de 1.300 veículos”, explicou. Ele ainda mencionou a ideia de tolerância de 20 minutos gratuitos para estacionar, antes de começar a cobrança nas áreas principais.
IDEB e melhorias nas escolas
A polêmica em torno da posição de Flores da Cunha no ranking do IDEB também foi discutida. César esclareceu que a nota atual é semelhante à de gestões anteriores, mas que o avanço significativo foi em 2021. “Se nós pegarmos […] a nossa nota de agora com a nota da antiga administração é a mesma”, defendeu, referindo-se ao índice 5,6. Ele também ressaltou os investimentos feitos na educação, com reformas e modernizações nas escolas. “Nós tivemos investimento em todas [as escolas], desde ampliação do espaço físico, como também de todos os equipamentos, todas com ar-condicionado, data show, com bibliotecas, laboratórios, todas elas renovadas para a gente garantir e ter a certeza de que a educação é o nosso principal pilar”, destacou.
Segurança pública e criação da Guarda Municipal
César celebrou a criação da Guarda Municipal como um dos marcos de sua gestão. Segundo ele, o projeto de cercamento eletrônico e monitoramento por câmeras elevou a segurança na cidade. “O projeto do cercamento eletrônico, ele iniciou na nossa gestão… O que nós tínhamos antes não é nada comparado ao que nós temos hoje”, afirmou, elogiando a tecnologia de reconhecimento facial e o monitoramento de veículos suspeitos. O processo de seleção dos guardas municipais, segundo César, foi um dos mais rigorosos da região, com 1.800 candidatos disputando 16 vagas. “Uma guarda comunitária, uma guarda orientativa amiga da nossa comunidade, onde tem sim o principal papel também de fazer o monitoramento das câmeras”, concluiu.
Qualificação de mão de obra e habitação
César também destacou os esforços para qualificar a mão de obra local e ampliar o acesso à moradia. Ele mencionou programas como o Flores Mais Renda, que já ofereceu mais de 3 mil horas de capacitação em áreas como soldagem, eletricidade, cuidados com idosos, turismo e estética. Além disso, o candidato comentou sobre o programa habitacional, que visa facilitar o acesso à moradia, especialmente para aqueles que trabalham no município. “Agora nós estamos executando o segundo módulo, mais 86 apartamentos que já estão todos direcionados”, afirmou.
Obras de ampliação no Centro de Saúde
Outra obra destacada por César foi a ampliação do Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi, um projeto que enfrentou obstáculos, mas que está sendo retomado. Ele explicou que a construção sofreu uma série de interrupções devido a exigências legais. “É uma obra muito significativa, onde a gente vai poder elevar ainda mais os índices de saúde”, afirmou. Segundo César, a nova unidade de saúde terá andares dedicados à pediatria, saúde da mulher e atendimento odontológico, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço oferecido à população.