Espaço de 34 mil metros quadrados abriga outras duas empresas e está localizado no Travessão Lagoa Bela
O Centro Logístico de Flores da Cunha, localizado na Estrada das Indústrias (antigo Desvio do Pedágio), no Travessão Lagoa Bela, vem se consolidando como um espaço estratégico para instalação de grandes companhias na Serra gaúcha. O empreendimento, administrado por Luiz Carlos Dallemole — sócio da Dallemole Estruturas Metálicas e da Dalleaço — já conta com três pavilhões em operação, que juntos totalizam 34 mil metros quadrados de área construída.
Um novo galpão de 38 mil metros quadrados está em fase de licenciamento e deve ampliar de forma significativa a área disponível, chegando a 72 mil metros quadrados. O condomínio ainda conta com restaurante de alto padrão, o Alimentta, que atende funcionários das empresas presentes no complexo.
Além da estrutura, a localização estratégica é considerada um diferencial. O centro está instalado em uma região de pouca movimentação, mas a poucos quilômetros da ERS-122, principal rodovia que conecta a Serra Gaúcha a diversas regiões do Estado e Brasil, fator que favorece a logística e o escoamento de mercadorias.
Entre as operações já em funcionamento estão a Disbal RS Distribuidora Balestrin, presente desde setembro de 2022, a Mobil Lubritec, que iniciou atividades em setembro de 2023, e o Mercado Livre, que começou a operar em julho deste ano.
A gigante do comércio eletrônico Mercado Livre, por exemplo, mantinha base em Caxias do Sul, mas transferiu toda sua logística regional para Flores da Cunha. Do pavilhão ocupado pela empresa, maior e-commerce da América Latina, são distribuídas diariamente encomendas para todas as cidades da região.
De acordo com Luiz Carlos Dallemole, a região onde está instalado o centro já concentra grandes empresas como a indústria metalúrgica Masterfer, a Cooperativa Vinícola Nova Aliança e uma nova unidade da TKA Guindastes, em fase de construção. A expectativa é que a chegada de novas operações de grande porte consolide o espaço do Centro Logístico como um novo polo industrial, fortalecendo ainda mais a economia local.
A reportagem da Rádio Solaris FM 99.1 tentou contato com a assessoria de imprensa do Mercado Livre para obter informações adicionais sobre a operação em Flores da Cunha, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.