A central fica na sede da Cruz Vermelha, no bairro Desvio Rizzo
Para dinamizar a chegada de donativos e prestar auxílio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Caxias do Sul, a Cruz Vermelha Brasileira e a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS) montaram nesta semana uma central de triagem de doações de medicamentos e insumos.
A ação busca identificar as principais necessidades das cidades afetadas e dar celeridade e transparência ao processo. Com mais organização, a ideia é evitar que alguns municípios recebam itens em duplicidade enquanto outros podem ficar desassistidos. O centro de triagem fica no centro de distribuição da Cruz Vermelha no bairro Desvio Rizzo e a iniciativa tem o apoio de Defesa Civil Estadual e 3º Grupo de Artilharia Antiaérea.
A orientação é que os interessados em doar medicamentos entrem em contato com a Cruz Vermelha Brasileira pelo WhatsApp (54) 9 3300-3703. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, disponibiliza servidores e atua junto aos demais apoiadores para a identificação das necessidades de cada Município e para o encaminhamento dos donativos.
A maior parte das doações de medicamentos têm chegado a Caxias do Sul por meio do aeroporto Hugo Cantergiani e são destinadas a diversas cidades da Serra, região metropolitana e Vale do Taquari.