Dos 11.949 adolescentes, até o momento, apenas 345 buscaram a aplicação da vacina contra o HPV, sendo 180 meninos e 165 meninas
Visando ampliar o alcance vacinal dos jovens de 15 a 19 anos contra o papilomavírus humano (HPV), Caxias do Sul prorrogou o prazo da campanha de vacinação até dezembro. A estratégia está sendo reforçada diante do papel essencial na prevenção de cânceres associados ao vírus. A ideia é alcançar indivíduos que não foram imunizados anteriormente, contribuindo para a proteção individual e coletiva.
A ampliação se deve a um comunicado que a Vigilância em Saúde de Caxias do Sul, recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) e da Coordenação-Geral de Incorporação Científica e Imunização (CGICI), ressaltando a necessidade de estender o prazo até o final do ano.
Em Caxias são cerca de 11.949 jovens nessa faixa etária que precisam tomar a vacina. Destes, aproximadamente 8.685 são meninos e 3.264 são meninas. Até o momento apenas 345 adolescentes buscaram a aplicação da vacina contra o HPV, ou seja 180 meninos e 165 meninas.
Para tomar a vacina é preciso ser morador de Caxias do Sul e nunca ter tomado a vacina do HPV. Os jovens que já tomaram uma dose anteriormente são considerados imunizados e não precisam repetir a vacinação.
A vacina HPV quadrivalente (HPV4) protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“A medida foi pactuada no âmbito do grupo de trabalho de vigilâncias em saúde. A faixa de cobertura está muito baixa ainda. Nós temos em nosso município 11.949 adolescentes nesta faixa etária de 15 a 19 anos, sendo 3.264 meninas e 8.685 meninos. Até o momento, desde o dia que foi aberta a campanha, apenas 345 jovens buscaram a aplicação da vacina contra o HPV, ou seja 3% lembrando que a meta do município para esta campanha é de 90%,” destaca a diretora das vigilâncias em saúde da SMS, Sandra Flávia Tonet.
Desde 2024, o esquema vacinal contra o HPV é em dose única, substituindo o modelo anterior, que consistia em duas aplicações.
Após o término da campanha, a vacina estará disponível apenas para os jovens de 9 a 14 anos, que integram a faixa etária habitual do calendário vacinal do HPV. Desta faixa etária, 62,83% das meninas e 52,75% dos meninos já estão vacinados no município.