Decisão ocorre após pressão dos Conselhos das Árvores; podas seguem normalmente
A Prefeitura de Caxias do Sul suspendeu, sem prazo para retomada, a supressão de árvores no município. A medida foi tomada pelo prefeito Adiló Didomenico depois de uma reunião com integrantes dos Conselhos das Árvores na semana passada. As podas seguem autorizadas.
Mesmo com a suspensão, a legislação municipal segue valendo: qualquer intervenção precisa de avaliação técnica prevista no Decreto 22.832/2023, que determina análise do estado da árvore, riscos, interferência na rede elétrica e impacto na infraestrutura urbana.
Segundo a Secretaria de Gestão Urbana (SMGU), os cortes costumam ser autorizados em casos de árvores ocas, com fungos, inclinadas, invasoras ou que provoquem danos na rede elétrica e nas calçadas. As podas, por outro lado, seguem como procedimento de manutenção para reduzir riscos e evitar interferências no trânsito, iluminação e sinalização.
De janeiro até agora, a SMGU recebeu 1.283 solicitações de moradores, sendo 722 pedidos de poda e 368 de supressão. O secretário Rodrigo Weber afirma que a maior parte das demandas parte da própria comunidade e que, quando há laudo atestando risco, o município passa a ter responsabilidade caso um acidente ocorra.
A partir do momento do laudo em mãos, se acontecer qualquer eventualidade climática, seja da queda de uma árvore sobre um veículo ou até mesmo de uma pessoa, nós somos responsáveis por esses danos ou até mesmo por esses prejuízos com a vida de alguém. Nós não podemos ser omissos a isso conforme diz a legislação vigente”, disse Weber.