Evento tradicionalista ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque da Festa da Uva
Caxias do Sul vai sediar pela primeira vez na história a Geração e Distribuição da Chama Crioula, evento que marca oficialmente o início da programação da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorre nos dias 15 e 16 de agosto, no Parque de Eventos da Festa da Uva, com a presença de representantes das 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) do Estado.
O lançamento oficial da 76ª edição do evento ocorreu na noite da última sexta-feira (12), na Casa do Gaúcho, e reuniu autoridades municipais e estaduais, lideranças tradicionalistas e representantes da comunidade.
O ato da Geração e Distribuição da Chama Crioula ocorre anualmente em uma região diferente do Estado, em sistema de rodízio entre as 30 RTs. Com isso, o retorno da cerimônia à 25ª RT, a qual pertence Caxias do Sul, deve ocorrer apenas daqui a 30 anos.
Durante o lançamento, o prefeito Adiló Didomenico destacou a importância do evento para a cidade. “O acendimento da chama é um gesto carregado de simbolismo, que honra nossas raízes e fortalece a identidade do nosso povo. É um orgulho para Caxias viver esse momento, sediar este evento. Tenho certeza que todos vierem vão ser muito bem recebidos”, afirmou.
Para o presidente da 25ª RT, Rodrigo Ramos, o apoio dos Executivos estadual e municipal foi fundamental para viabilizar a realização. Já o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, declarou que esta deve ser a maior edição da história da cerimônia no Estado.
Após o acendimento oficial, a Chama Crioula será distribuída para os CTGs das 30 Regiões Tradicionalistas. A centelha será mantida acesa ao longo da Semana Farroupilha, como símbolo da união e da preservação das tradições gaúchas.
Programação – 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula
Local: Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos (Festa da Uva) – Caxias do Sul
14 de agosto (quinta-feira)
13h – Recepção das delegações e instalação da Inspetoria Veterinária
15 de agosto (sexta-feira)
9h – Reunião com Diretores de Cavalgada Regional
– Passeio turístico
18h – Concentração das delegações a cavalo
18h30 – Acolhida e bênção ecumênica
– Desfile e apresentação das RTs
– Cerimônia de abertura
– Espetáculo artístico e geração da Chama Crioula
– Show com o Grupo Girotondo (músicas italianas)
– Show com o Grupo Os Bertussi
16 de agosto (sábado)
8h – Concentração dos cavaleiros
8h30 – Sessão solene de abertura
9h – Distribuição da Chama Crioula e desfile pelas ruas de Caxias do Sul