Taça das Favelas é está sendo realizado na Serra gaúcha
Caxias do Sul foi o município escolhido para sediar a Taça das Favelas 2023. Considerado o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o evento visa promover a inclusão social através do esporte. A data do evento esportivo ainda não foi divulgada.
Nesta quarta-feira (19), o secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, junto ao coordenador da pasta, Marcos Wilson, recebeu o responsável pela Central Única das Favelas (CUFA) no Município, Chiquinho Divilas, e o presidente do Vilas Espaço Cultural do Beltrão de Queiroz, Fernando Morais. Em reunião, alinharam o apoio do Executivo, por meio da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), ao campeonato.
“A gente sabe, através de estatísticas da Data Favela, que a favela tem um potencial de consumo de 119 bilhões. Então, essas oportunidades, chegam para mostrar toda a potencialidade que se encontra nos becos, nas vielas e que muitas vezes etão camufladas. Vejo como uma oportunidade gigantesca, principalmente para as crianças e adolescentes que buscam essas oportunidades. Muitas vezes, esses talentos não chegam aos grandes clubes. Então, acho que a gente une o útil ao agradável. E, de certa forma, termos como parceria a Secretaria de Esporte do Município, mostra esse engajamento. Todos focados no mesmo objetivo”, destaca Chiquinho Divilas.
O secretário Gabriel Citton, destaca a importância do evento para a cidade. “Essa competição é importantíssima para o Município, tendo em vista que o esporte tem um viés social muito grande. Juntar isso com esse projeto da CUFA, e fazer esse campeonato com as favelas de Caxias do Sul e região, além de fomentar o esporte, tem a questão da cidadania. Fazer essa parceria com essas entidades públicas e privadas que também focam nisso, é muito importante para o Município”, conclui.
O Termo de Fomento para o investimento do Estado na realização do Taça das Favelas no Rio Grande do Sul, foi firmado pelo secretário Estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, junto ao governador Eduardo Leite, durante o South Summit, que ocorreu entre 29 e 31 de março, em Porto Alegre.
O projeto terá o investimento de R$ 450 mil, recurso oriundo do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado (PISEG/RS), e será executado pela CUFA.