Operação busca garantir transformação digital em setores como educação, segurança e serviços municipais
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, na última terça-feira (19), o projeto que autoriza a Prefeitura a contratar um crédito de até US$ 40 milhões para viabilizar o Programa Prodigital. O programa busca impulsionar a transformação digital do município, integrando ao conceito de cidade inteligente. A proposta segue agora para sanção do prefeito Adiló Didomenico.
A operação financeira vai ocorrer junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), com garantia da União.
Na exposição de motivos, prefeito destacou os impactos positivos esperados nos serviços públicos e a contribuição para a resiliência climática. Entre os benefícios diretos, está o atendimento a 35 mil estudantes da rede pública municipal, com investimentos em tecnologia e infraestrutura.
Além disso, o programa prevê a formação continuada de 1.600 profissionais e ações voltadas à redução de vulnerabilidades em áreas de risco, beneficiando 717 moradias e 2.800 pessoas por meio de monitoramento preventivo de chuvas e deslizamentos.
Outro destaque do Prodigital é a ampliação do monitoramento de espaços públicos, com foco nas escolas, que deve beneficiar diretamente 150 mil cidadãos, cerca de 30% da população de Caxias do Sul. Para a segurança pública, a proposta abrange ações que impactarão toda a área urbana, atendendo aproximadamente 420 mil habitantes.
Em termos de inovação, o programa prevê a criação de um centro para até 100 startups, promovendo a geração de empregos e atraindo investimentos no setor de tecnologia. A digitalização dos serviços municipais também será fortalecida, abrangendo mais de 7 mil funcionários para oferecer serviços mais ágeis e eficientes à população.