A programação da etapa também contará com oficinas de graffiti com os grafiteiros
Ocorre neste sábado (20), a primeira etapa do projeto Casas da Quebrada, com pintura de residências no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. O evento é organizado pelo Instituto SAMbA.
Presidido pela arquiteta caxiense Jessica De Carli e com financiamento da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do sul, a ação contará com a participação de diversos artistas, como Fernanda Rieta, Kelvin Koubik, Ana Scarceli, Rafael Lunardon, Roger Zortéa e Marcos Sikorski, que pintarão residências na comunidade.
O Casas da Quebrada dará sequência à atuação do Projeto Mosaico na Quebrada – idealizado pelo rapper e educador social Chiquinho Divilas – que, com diversas intervenções no bairro nos últimos dois anos, tem dado mais cor e visibilidade à comunidade local. “A sinergia de todas as esferas fortalece mais ainda nossas ações.
A necessidade de projetos para quem mais precisa, atendendo as demandas que vem das quebradas, contribui também para reduzir as estatísticas da violência” – destaca Chiquinho.
Uma das realizadoras, Jessica De Carli afirma que o principal objetivo das ações é contribuir para o aumento da qualidade de vida dos moradores: “A Arte Urbana abre pautas necessárias nesse sentido porque utiliza a cidade como plataforma de interferência, democratizando o acesso à informação. A gente precisa consolidar o diálogo entre o ‘morro e o asfalto, requalificar espaços da comunidade, tornando-os mais agradáveis e acolhedores, com atividades culturais” – comenta.
Fernanda Rieta e Marcos Sikosrki e apresentação musical do rapper Chiquinho Divilas e convidados.
O ponto de encontro será no Vielas Espaço Cultural, na Rua Vinte de Setembro, 3459.
Confira o cronograma completo
09:00 – Início das atividades e café da manhã oferecido pelos Postos SIM.
09:30 – Início das pinturas com artistas e tintas Renner
10:00 – 11:30 – Oficina de Graffiti
11:00 – Apresentação Chiquinho Divilas e Convidados
12:00 – Almoço para voluntários oferecido pela Orquídea e comunidade
14:00 – 15:30 – Oficina de Graffiti
16:00 – Encerramento das atividades