Abril Colorido é o mês voltado à conscientização sobre o autismo
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantojuvenil Intersetorial Mosaico Aquarela de Caxias do Sul realizou uma atividade especial nesta quarta-feira (5) para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA) e suas famílias: meninos e meninas com idades entre dois e 15 anos atendidos pelo serviço e seus familiares participaram de um piquenique. O objetivo foi promover a interação e a troca de experiências por meio de uma programação fora do CAPS, como parte das ações do Abril Colorido, mês voltado à conscientização sobre o autismo.
O grupo fez uma caminhada com a equipe do CAPS até o Campo Municipal, onde ocorreu o piquenique, com bolo, sanduíche, frutas e guloseimas. Os jovens também aproveitaram os brinquedos disponíveis no local. A manhã foi toda dedicada a brincadeiras, lanche e convivência.

“A ação de hoje foi importante, pois ocorreu fora do CAPS, possibilitando a interação dos usuários com pessoas da comunidade, o que auxilia na reabilitação psicossocial. O CAPS é um serviço que proporciona atendimento integral, fazendo articulações com a rede, de forma a estabelecer o cuidado de forma intersetorial”, explica a gerente, Heloísa Slomp Facchin.
O CAPS Mosaico Aquarela atende atualmente cerca de 300 crianças e adolescentes com transtornos mentais graves. Destas, 58 são diagnosticadas com TEA. O serviço oferece espaço terapêutico para os jovens e também para as famílias, com o objetivo de reduzir sintomas, prevenir internações e promover a reinserção social. Os atendimentos são realizados por equipe multiprofissional e consistem em oficinas terapêuticas, consultas e outros.
Durante todo o mês o CAPS Mosaico Aquarela realiza mais atividades direcionadas ao Abril Colorido, como conversa sobre seletividade alimentar (crianças com autismo tendem a recusar determinados alimentos), momento de autocuidado para as mães, musicoterapia e outras, todas voltadas aos usuários do serviço e suas famílias.
Outro serviço que oferece atendimento para crianças com TEA é o Centro de Autismo, que atende ao público de um a oito anos. Ambos integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul