Vinícola de Nova Pádua produz mais de 250 mil garrafas por ano
A Boscato Vinhos Finos, de Nova Pádua, apresentou nesta terça-feira (11) sua nova identidade visual, marcando uma fase de renovação que reafirma os valores construídos ao longo de mais de 40 anos de história. A atualização da marca busca expressar, de forma mais alinhada, os pilares que sustentam a vinícola: tradição, autenticidade, qualidade, cuidado e inovação.
O processo de pesquisa e reposicionamento foi conduzido pelos profissionais de marketing Marcius Dal Bó e Rodolfo Costa. A criação da nova identidade visual e dos rótulos ficou a cargo do estúdio Bigode Design, sob a direção criativa de André Soares. O trabalho foi inspirado na trajetória da família Boscato, no respeito às origens e na constante busca por aperfeiçoamento.
Para o fundador Clóvis Boscato, enólogo desde 1972, a nova identidade traduz graficamente a essência da vinícola. “A alma do vinho é a mesma. O rótulo é que é novo”, resume.
A atualização preserva elementos tradicionais, como o brasão original de 1983, agora com traços modernos e contemporâneos. O cacho de uva e o barril seguem como símbolos centrais do processo de transformação da uva em vinho. O redesenho da letra “B” e da assinatura “Boscato Vinhos Finos” traz uma estética manual, que remete ao cuidado artesanal presente na produção da vinícola. Selos exclusivos também foram desenvolvidos para os novos rótulos, reforçando a excelência, autenticidade e a origem dos produtos.
A mudança atende a um anseio do próprio público consumidor, que frequentemente destacava a diferença entre a qualidade dos vinhos e a imagem visual que os representava. “Estávamos há mais de 20 anos com os mesmos rótulos, então, a qualidade dos nossos vinhos já não condizia com a imagem externa das garrafas. Assim estamos nos modernizando visualmente, mas mantendo a essência do nosso produto, que segue evoluindo em qualidade e com novas safras”, afirma Roberta Boscato, engenheira agrônoma, enóloga, sommelier e filha de Clóvis.
Fundada em 1983, a Boscato nasceu da paixão da família pela viticultura e pela enologia. “Sempre fomos apaixonados pela uva, pelo vinho e pelo que isso representa. A Boscato nasceu do respeito ao trabalho de nossos pais e do desejo de oferecer vinhos verdadeiros, que levassem saúde, prazer e satisfação às pessoas”, destaca Inês Gelain Boscato, matriarca e cofundadora da vinícola.
Com produção anual de cerca de 250 mil garrafas, a Boscato é considerada uma vinícola boutique, com foco prioritário na qualidade. Foi a primeira vinícola brasileira a integrar a prestigiada associação internacional Leading Wineries of the World e exporta seus vinhos desde 2003, estando presente atualmente em países como República Tcheca e Austrália. Ao longo da trajetória, acumula mais de 90 premiações nacionais e internacionais.
O portfólio da Boscato está estruturado em três linhas principais:
- Gran Cave Boscato: vinhos premium, elaborados apenas em safras excepcionais, como o Gran Cave Cabernet Sauvignon e o Gran Cave Merlot, amplamente reconhecidos.
- Cave Boscato: vinhos com estrutura, potencial de guarda e maturação em barricas de carvalho, como Cave Merlot, Cave Cabernet Sauvignon, Cave Cabernet Franc, Cave Touriga Nacional, além de brancos como Cave Chardonnay, Cave Riesling e o rosé Cave Pinot Noir.
- Boscato: vinhos jovens, frescos e versáteis, como o Cabernet Sauvignon, ideal para o dia a dia.
Além dessas linhas, a vinícola também produz edições especiais, como o Prosecco, o Licoroso e o emblemático Anima Vitis 2005, um corte de cinco uvas (Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancellotta, Refosco e Alicante Bouschet), lançado em edição limitada e multipremiado.