Jonas Paim da Silveira representou a Serra Gaúcha pelo CTG Pousada dos Tropeiros, de Criúva
Já era madrugada de segunda-feira (09), quando o nome de Jonas Paim da Silveira (Bolinho). Foi anunciado como o grande campeão da Trova do Martelo, na 36ª edição do Rodeio de Vacaria.
Bolinho, representou o CTG Pousada dos Tropeiros, de Criúva e levou a nota máxima de 8,2333 com essa pontuação ele desbancou o trovador do Vitor Elizandro Góes Chaves, do CTG Tarumã, de São Gabriel.
Entrevistado pelo apresentador da Rádio Solaris, Jeferson Freitas, no programa Roda de Chimarrão, no final da tarde desta segunda, Bolinho lembrou dos tempos de infância e fez questão de destacar os mestres Boca de Sino e Seu Alaor, trovadores em que ele se inspirou na trova em que foi campeão no Rodeio de Vacaria.
“Eles foram importantes na minha caminhada. Lembro como se fosse hoje de uma trova do Boca de Sino no Rodeio do Campo dos Bugres. Foi ali que eu decidi que queria seguir o caminho na arte de trovador”, conta.
De acordo com os números divulgados pela assessoria de imprensa do rodeio, coordenado pelo CTG Porteira do Rio Grande, de Vacaria, a 36ª edição do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria terminou com um público de 504 mil pessoas circulando no Parque Nicanor Kramer da Luz durante nove dias de evento.
Os concursos artísticos reuniram 4,6 mil competidores, 280 entidades tradicionalistas e 103 grupos de dança. O CTG Porteira do Rio Grande recebeu o troféu de campeão geral do rodeio neste ano, com um total de 124 pontos, batendo outros 81 centros de tradições gaúchas inscritos.
Na sequência, ficaram posicionados os CTGs Paixão Côrtes, de Caxias do Sul (95 pontos), Rincão Serrano, de Carazinho (40 pontos), Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, de São José, SC (36 pontos), e Amizade Sem Fronteiras, de São Lourenço do Oeste, SC (28 pontos).