Projeto prevê intervenções de conservação e qualificação do monumento tombado pelo patrimônio histórico
As obras de restauro do campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes em Flores da Cunha devem iniciar em breve. O prédio, que fica localizado no centro da cidade, foi tombado pelo matrimônio histórico municipal em outubro de 2019, e passará por um processo de restauro e requalificação.
As intervenções no monumento devem compreender, segundo o projeto, as correções de lesões no sistema construtivo das pedras de basalto. Além disso, será adotado um conjunto contemporâneo de instalações elétricas e de iluminação, nova cruz e automação dos relógios e sinos, acessibilidade no pavimento térreo, cobertura e tratamento do entorno imediato.
O projeto também prevê uma exposição histórica sobre a obra no térreo, oficina de fotografia e a publicação de um livro sobre o campanário. De acordo com o Departamento Municipal de Turismo, tais iniciativas têm como objetivo valorizar e fomentar ações de salvaguarda desta construção que evidencia a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e patrimônio cultural de Flores da Cunha.
As empresas Florense Móveis, Hidrover e Mineração Florense já confirmaram participação como patrocinadoras da obra. Elas aportarão os recursos necessários para o restauro através da Lei de Incentivo à Cultura, que viabiliza o investimento de recursos do ICMS (imposto estadual) de aproximadamente R$ 1,6 milhões, além de outros R$ 199 mil do poder público. A prefeitura também vai disponibilizar profissionais para fiscalização da obra, além de assessoria técnica.
Todos os trâmites do projeto estão sendo acompanhados pela Associação dos Amigos do Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Poder Público e empresas patrocinadoras.