Empresa fundada e com sede em Flores da Cunha está presente em todas as regiões do Brasil e também em outros 12 países; atualmente a Fante produz mais de 50 milhões de litros de bebidas por ano
Encostas de Flores da Cunha, região da Serra Gaúcha, idos de 1970: desde que iniciou a produção de vinhos na propriedade familiar, a Fante Bebidas pavimentou uma sólida trajetória de expansão que a levou a ser uma das principais produtoras nacionais do setor. Hoje, com tecnologia de ponta e modernos processos industriais, a empresa está presente em todas as regiões do Brasil, além de atuar em outros 12 países, principalmente da América Latina, mas também da América Central e do continente africano.
Com um portfólio constituído por mais de 150 itens, dentre vinhos, sucos, espumantes, destilados e coquetéis não alcoólicos, a Fante Bebidas produz 50 milhões unidades a cada ano, das quais 5,6 milhões são destinadas ao mercado externo. As exportações tiveram início na década de 1990, e desde então a empresa vem consolidando sua trajetória no exterior com base em duas palavras: planejamento e persistência.
Busca por novos mercados. Desenvolvimento de produtos para atender ao público-alvo de cada país. Estudo, pesquisa, criação. Constante revisão de planejamentos estratégicos de vendas e marketing. Valores assim fizeram com que a Fante evoluísse até se tornar uma das principais exportadoras de vinhos do Brasil. O desempenho nas vendas externas determinou ainda a conquista do Prêmio Exportação RS, categoria Destaque Setorial – Bebidas por cinco anos consecutivos, alcançando a distinção Ouro da premiação em 2022.
Trabalho contínuo
“Começamos em ritmo devagar, timidamente até, mas com um trabalho persistente e bastante focados naquilo que queríamos como alvo”, afirma Julio Fante, diretor-presidente da empresa, ao abordar os resultados obtidos fora do Brasil. Ele conta que, a princípio, a indústria de bebidas trabalhava com pequenos volumes de exportação, que foram sendo ampliados paulatinamente e de modo consistente. “É um trabalho árduo, já que o mercado não está te esperando lá fora. É preciso ir até ele, desbravá-lo. Só que isso não se faz da noite para o dia”, explica. “O que contou a nosso favor foi que sempre tivemos uma proposta clara a respeito do caminho que desejávamos seguir.”
Para alcançar seus objetivos, a Fante Bebidas se vale da expertise e do conhecimento sobre o setor em que atua, os quais foram adquiridos ao longo de mais de cinco décadas. Um exemplo é a atenção dada a detalhes importantes que caracterizam o segmento, como a pulverização dos pontos de vendas. Por isso, a escolha de parceiros adequados no exterior é um dos fatores que determina o êxito das vendas. “Os distribuidores são muito importantes, porque eles ajudam a montar uma estrutura de inserção e promoção da marca, facilitando o entendimento que buscamos junto ao público-alvo. Depois que a marca adquire credibilidade e conquista os consumidores, aí sim, ela alcança o espaço que lhe é dado para a comercialização. São coisas básicas, que se aprende ao longo do tempo”, destaca o diretor-presidente da Fante.
Qualidade como premissa
Independentemente do destino dos produtos, a qualidade representa o principal diferencial das bebidas produzidas pela Fante em Flores da Cunha. Não por acaso, as bebidas que a companhia exporta são exatamente as mesmas disponibilizadas ao consumidor brasileiro. “Entre um mercado e outro, não tem diferença, são produtos tradicionais. Nas exportações, iniciamos com a comercialização dos destilados ainda nos anos 1990. Mas, com o passar dos anos, também aumentaram bastante as vendas de nossos vinhos lá fora”, assinala Fante. Na linha de destilados, o produto de maior destaque na atualidade é o Gin Rocks, que está entre os líderes de mercado nacional na categoria. Entre os vinhos, o rótulo Quinta do Morgado é referência nacional, além de se constituir na principal marca de exportação da Fante.
Atributos indispensáveis
Apesar da expansão registrada ao longo dos anos, e do nível de profissionalismo empregado atualmente, é fácil perceber o espírito da empresa familiar fundada por João Fante, pai dos atuais diretores, meio século atrás. Assim, a companhia não abre mão de valores como integridade, transparência e retidão. O espírito familiar se revela, ainda, nas parcerias construídas com colaboradores, produtores, clientes e fornecedores, de modo a reduzir distâncias e promover o entendimento com foco em objetivos comuns. Ao mesmo tempo, faz com que esteja sempre atenta às demandas de sustentabilidade e desenvolvimento social. “O negócio familiar envolve dedicação, amor pelo projeto e união no trabalho”, conclui Julio Fante.