Ano letivo será opcional e não impedirá que alunos ingressem no Ensino Superior e no mercado de trabalho
A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) irá criar um 4º ano opcional para os alunos do 3º ano do ensino médio que não se sentirem preparados para encerrar a trajetória escolar no contexto pandêmico. A informação foi confirmada por Raquel Teixeira, a frente da Secretaria. As aulas devem ser iniciadas em janeiro de 2022, contemplam os alunos da rede estadual e serão opcionais.
O 4° ano não será obrigatório, portanto, os estudantes que optarem por finalizarem o ensino ao fim do 3° ano poderão prestar vestibulares e entrar no mercado de trabalho normalmente. No entanto, Ana Paula, diretora da Escola São Rafael de Flores da Cunha, adverte que os impactos causados pelo ensino remoto (em vigor por mais de um ano no Estado) são perceptíveis e poderão causar prejuízos para o futuro.
O currículo do 4º ano ainda está sendo elaborado, mas será diferente do oferecido nos outros anos letivos. Segundo Raquel, haverá um foco especial em algumas disciplinas, como Inglês, Português e Matemática, e outras adicionais, como Projeto de Vida e Projeto de Vida para o Mundo de Trabalho, que visam preparar o estudante para buscar uma carreira.
O Avaliar É Tri, avaliação usada para analisar as perdas de aprendizagem entre os alunos da rede estadual durante a pandemia, teve baixa adesão, o que é motivo de grande preocupação, segundo a secretaria. O exame foi realizado em maio e cerca de 70% dos alunos realizaram a prova, que podia ser feita de forma digital ou impressa, em casa ou na escola.
Os três anos do Ensino Médio tiveram participação mais baixa na prova do que todos os anos do Ensino Fundamental. O segundo ano do Ensino Médio teve o menor comparecimento: 54,1% dos estudantes dessa série responderam as questões de Língua Portuguesa e 49,9% preencheram as de Matemática.
O Governo do Estado espera que o quarto ano supra lacunas de aprendizagem que, conforme a secretária, provavelmente serão deixadas durante o ano letivo de 2021, assim como ocorreu em 2020.
9 comentários
Eu acho desnecessário o 4 ano porque novos alunos vão entrar e não tem culpa da pandemia
Desnecessário o 4 ano porque as pessoas não tem nada a ver com a pandemia
Eu acho uma boa Idea porque eu msm terminei e não sei nem como porque não tinha nota e tbm eles me aprovaram só por causa da pandemia
Pra que isso só o terceiro ta bom, se os alunos querem mais um ano mande eles ir os que n querem n são obrigados
Quem estudou e teve o 9° ano, não deve ter o 4 ano do ensino médio!!
Gostaria ss
Quem já acabou os 3 há pelo menos 3 anos , pode fazer ainda?
Eu acho que não deveria ter 4°ano do ensino médio
Boa tarde,eu me chamo Jamylle tenho 15 anos e vou entrar agora em 2022 no primeiro ano do Ensino Médio e eu estou super ansiosa por essa nova etapa da minha vida.
Mais o 4 ano vai ser implantado mesmo?ou ainda estão decidindo?como é que vai ser?pois,essa ideia do 4 ano é muito legal,gostei muito dessa iniciativa.
Fechado para comentários.