Ao todo são 50 contêineres verdes destinados à coleta orgânica mecanizada e 80 amarelos da coleta seletiva
Cento e trinta novos contêineres estarão nas ruas de Caxias do Sul nos próximos dias. Parte destes já estão na sede da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e em breve serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade. Ao todo são 50 contêineres verdes destinados à coleta orgânica mecanizada e 80 amarelos da coleta seletiva.
Desde a implantação da coleta mecanizada em quatro fases, entre 2007 e 2012, esta é a primeira vez que são comprados contêineres verdes. Os contêineres amarelos foram repostos 300 unidades no início de 2022 e agora serão mais 80. Entretanto, atos de vandalismo já destruíram 87 contêineres amarelos em 2022.
Segundo a diretora-presidente da empresa, Maria de Lourdes Fagherazzi, é um importante passo para a recuperação do processo da coleta. “Sabemos que está longe do que é o ideal, mas é um começo. Esses novos contêineres, irão facilitar a utilização por parte do cidadão, vão melhorar a estética e a sensação de bem-estar e ainda possibilitarão a retirada de outros que serão recuperados na sede da empresa e retornarão às ruas em melhores condições de uso”, avalia.
Atualmente Caxias do Sul possui 1.600 pares de contêineres distribuídos pela área da coleta mecanizada.