Dezenas de famílias tiveram que sair de casa após movimentação de terra
A Defesa Civil de Gramado, junto à Brigada Militar, recomendou que os moradores do bairro Três Pinheiros, em Gramado, deixem suas casas. A medida foi tomada após o asfalto da Avenida Perimetral ceder, gerando uma rachadura de cerca de 150 metros.
Rachaduras no chão da localidade começaram a aparecer no sábado 18) e neste domingo uma delas, na Rua Ladeira das Azaleias, já apresentava três metros de largura, segundo o Corpo de Bombeiros.
Com isso, diz a Defesa Civil, há risco de desabamento de um morro e também de deslizamento de terra no entorno. As mais de 150 pessoas que moram no bairro estão sendo orientadas a irem para casa de parentes e amigos. Quem não tem essa opção, está sendo levado pela Defesa Civil para o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho, no bairro Piratini. Até o final da noite deste domingo, 38 pessoas estavam no local.
O município, que decretou calamidade pública no domingo (19), sofre transtornos após o forte temporal de sexta-feira (17) e sábado (18). Duas mulheres morreram na cidade, após uma casa ser soterrada na Linha Marcondes Baixa, interior do município.