Tubulação é necessária para atender novo loteamento; máquinas estão operando ao lado da Associação Criança Feliz, no bairro Fátima Baixo
Quem trafega pela Avenida Dr. Mário Lopes, via que faz ligação entre os bairros Fátima Baixo e Centenário, em Caxias do Sul, percebe escavações iniciadas pela Prefeitura desde quarta-feira (22). A intervenção, que ocorreu ao lado da Associação Criança Feliz, tem o objetivo de preparar o terreno para a construção de uma caixa de acoplamento, que será utilizada para o sistema de drenagem de uma novo loteamento que está se formando nas proximidades.
Futuramente, a caixa de acoplamento permitirá a conexão de uma tubulação de grande porte — com cerca de dois metros de diâmetro — destinada à condução das águas pluviais provenientes do novo loteamento que está sendo preparada por uma urbanizadora.
Nesta etapa, a Secretaria de Obras atua na escavação da área em ponto estratégico, junto a um tanque de detenção e amortecimento já existente, possibilitando as condições técnicas adequadas para a conexão com a galeria instalada no local. Os trabalhos são realizados com o uso de escavadeira hidráulica e apoio de caminhões caçamba para a remoção de terra.
A Secretaria destaca que esta fase da obra é de preparação da base estrutural, sendo que a instalação da tubulação e a execução completa do sistema de drenagem serão de responsabilidade da empresa urbanizadora do loteamento.
Devido à movimentação de máquinas e à proximidade com a Associação Criança Feliz, que recebe fluxo diário de pais e crianças, a orientação é para que a população evite circular nas imediações do canteiro de obras e respeite a sinalização instalada, garantindo a segurança de todos.

