Expectativa é que trecho do km 189 volte a fluir nos dois sentidos nas próximas semanas
Seguem as obras no km 189 da BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, trecho danificado pelas chuvas de maio. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), nas últimas semanas, no lado da pista, foi realizada a perfuração para implantação de estacas tubulares metálicas, que estão servindo de fundação para muro de reconstituição da plataforma estradal. O trecho que vem recebendo o foco nos trabalhos fica a cerca de 3km da Ponte dos Arcos.
Outra etapa da obra vem sendo executada no topo do talude. Uma grande estrutura de solo grampeado e concreto projetado agora serve de contenção de uma área enorme que passou por movimentação de solo.
A expectativa é que o trecho mais impactado pelos desmoronamentos seja restaurado até final de dezembro, o que vai melhorar muito as condições de trafegabilidade, com a possibilidade do trânsito ser liberado também a noite. Entretanto, para a conclusão total de mais de 90 pontos de deslizamentos devem ser necessários até dois anos de obras. Ou seja, os motoristas ainda vão precisar de muita paciência, tendo em vista que as interrupções parciais prolongam o trajeto entre Veranópolis e Bento.
Atualmente o trânsito flui apenas de dia no modelo Pare e Siga no km 189. De acordo com o supervisor regional do Dnit, Adalberto Jurach, o tempo médio para percorrer a rodovia varia de 40 minutos a uma hora.
Fotos: DNIT/ Divulgação