O novo Centro Municipal de Proteção Animal está sendo construído em São Giácomo
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informa que estão em ritmo intenso as obras do novo Centro Municipal de Proteção Animal, que está sendo construído em um terreno de 5,3 hectares, em São Giácomo, Zona Oeste da cidade.
A empresa REM Construções, vencedora do processo licitatório, tem prazo até o final deste ano para entregar o novo espaço, com capacidade para abrigar 440 cães, 60 gatos e 4 animais de grande porte, em uma estrutura moderna com prédio administrativo, ambulatório, canis (coletivos, individuais, para mães/filhotes/idosos/raivosos) e gatis, além de baias para equinos.
O recurso na ordem de R$ 8 milhões para a construção do Centro Municipal de Proteção Animal é proveniente de financiamento junto ao Badesul Desenvolvimento.
O secretário em exercício da Semmas, Ramon Sirtoli, celebra o andamento das obras. “As obras foram iniciadas, demonstrando mais uma vez o compromisso da Secretaria do Meio Ambiente e da Prefeitura de Caxias do Sul com a causa animal. Depois de muitos anos, muitos projetos, finalmente, eles saem do papel e começam a se materializar. Então, nós estamos muito felizes com essa obra que se inicia e que acreditamos que, em um futuro muito próximo, poderemos fazer a transferência do canil municipal para as novas instalações”, avalia.
O atual Canil Municipal, localizado em São Virgílio, abriga 397 animais a espera de adoção.

Histórico: O novo e moderno Centro Municipal de Proteção Animal é uma demanda antiga do Departamento de Proteção Animal da Semmas, bem como da comunidade envolvida com a proteção animal na cidade.
Houve um processo licitatório em 2024, mas o projeto precisou de novas adequações orçamentárias e uma nova licitação foi aberta, resultando na assinatura do contrato com a REM Construções em outubro de 2025.