Obra emergencial na BR-116 vai ter investimento aproximado de R$ 31 milhões
Foram autorizadas nesta terça-feira (4) as obras emergenciais de construção da ponte sobre o Rio Caí, no km 174 da BR-116, na divisa de Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A nova travessia vai substituir a ponte que colapsou em decorrência das chuvas que atingiram o Estado no mês passado. O investimento vai ser de aproximadamente R$ 31 milhões.
Os serviços da nova estrutura incluem a demolição da ponte avariada, além da instalação de uma ponte metálica provisória que deve ser realizada nos próximos dias. “O Exército Brasileiro pede até 15 dias para entregar a ponte provisória, mas a gente espera que ela fique pronta até o final da semana que vem”, detalha o ministro dos transportes, Renan Filho. A instalação da ponte metálica permitirá o fim da interrupção da BR-116 enquanto durarem as obras da definitiva.
De acordo com o ministro, a expectativa é que o trabalho seja entregue com o máximo de celeridade. “O contrato para construção é de oito meses, mas estamos conversando com o DNIT para usarmos essa ponte como símbolo da reconstrução do Rio Grande do Sul e da resiliência do povo gaúcho. Já temos os recursos e queremos entregá-la em seis meses”, disse Renan Filho.

Assinaram a autorização, em uma breve cerimônia realizada em Caxias, o ministro dos Transportes, Renan Filho, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e o superintendente da autarquia no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
A nova travessia terá características diferentes da estrutura que colapsou, sendo mais comprida e com acostamentos. De acordo com o anteprojeto, a ponte deve ter 180 metros de extensão e largura de 13 metros. A ponte também vai ser cerca de um metro mais alta. Estes dados são do anteprojeto, que pode sofrer alterações no projeto final a ser desenvolvido pela empresa contratada.

Ponte provisória
Em paralelo, as equipes do DNIT estão finalizando o enrocamento nas margens do Rio Caí, para a instalação uma estrutura metálica que garanta a travessia até que a nova ponte seja concluída. A previsão é de que a instalação seja iniciada nos próximos dias pelo Exército Brasileiro. Os trabalhos dependem de condições climáticas favoráveis para serem executados dentro do cronograma estimado. Com este serviço emergencial, a autarquia restabelece a trafegabilidade do último ponto da rodovia que está totalmente bloqueado há mais de um mês.
O enrocamento é um dispositivo amortecedor formado por pedras com a finalidade de proteger taludes e canais contra os efeitos erosivos causados pelo fluxo da água. Após a conclusão desta fase de recuperação da BR-116, será instalada a ponte provisória do tipo Logistical Support Bridge (LSB). Estas estruturas podem transpor vãos de no máximo 60 metros. Essa etapa deve iniciar na segunda quinzena de junho, com expectativa de liberar o tráfego até o final do mês.