O prazo de execução da obra inicial, de pouco mais de 1km, é 270 dias
Foi assinado o fim da tarde de quinta-feira (16) a ordem de início do trecho 1 da obra de pavimentação asfáltica da Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa, no distrito de Santa Lúcia do Piaí, em Caxias do Sul. O evento ocorreu na propriedade da Família Tomazzini e contou com a presença do prefeito Adiló Didomênico, do vice Edson Néspolo, do chefe da Casa Civil, Roneide Dornelles, do secretário de Obras, Lucas Suzin, do presidente da Codeca, Milton Balbinot, do subprefeito de Santa Lúcia do Piaí, João Carlos Giordani, da deputada federal, Denise Pessôa, e comunidade.
O prefeito Adiló destacou a importância desse primeiro trecho do asfalto que é esperado há 30 anos pela comunidade. “Quero dizer da nossa alegria de estar aqui com vocês hoje. E com a Codeca fazendo essa obra, vocês têm a garantia que vai ficar muito bom e vocês vão ficar muito satisfeitos. Dizer também que nós vamos voltar em breve para fazer a inauguração do asfalto da Estrada Firmino Frizzo, que liga Santa lúcia a Vila Oliva. A gente sabe a importância que essas estradas têm para a região no fornecimento de alimentos para todo o Estado. E o novo aeroporto estará aqui perto. Esse é um equipamento que vai fazer uma grande diferença para a Serra e Gaúcha, principalmente para o nosso interior, que poderá enviar seus hortifrutigranjeiros para todo o Brasil com mais facilidade, agilidade e qualidade na entrega do produto”.

A obra que contempla o trecho 1 será executada pela Codeca e tem 1.140 metros de extensão, com investimento estimado em R$ 3,8 milhões oriundos de convênio com a União, por meio de emenda parlamentar da deputada federal Denise Pessôa, e contrapartida municipal. O prazo de execução da obra é de 270 dias.
O Vice-Prefeito Edson Néspolo lembrou algumas conquistas importantes da cidade, como o pacote de obras assinado junto ao Samae de mais de R$ 100 milhões que serão investidos em infraestrutura, principalmente para prevenir alagamentos, além da policlínica, das 31 novas escolas que serão construídas e do novo aeroporto da Serra Gaúcha. “Esse asfalto de Santa Lúcia tem muita importância para a comunidade. É um primeiro trecho mas já vamos licitar um segundo trecho vindo de Caravaggio, e por determinação do Prefeito Adiló, estamos trabalhando com seriedade junto à CAF para buscar mais recursos para implantar mais asfalto no interior, pois a gente sabe a importância do asfalto para as comunidades do interior. Isso é levar desenvolvimento para as comunidades”.
A pavimentação da via, que liga Santa Lúcia do Piaí à comunidade de Caravaggio da 6ª Légua, visa melhorar as condições de trafegabilidade, segurança e acessibilidade para moradores, produtores rurais e motoristas que utilizam a via. A estrada é considerada estratégica para o escoamento da produção agrícola da região e para a mobilidade local.
O secretário de Obras, Lucas Suzin, destacou a importância do asfalto no interior e outras obras executadas pela SMO. “A pavimentação asfáltica no interior é uma forma de reconhecer o trabalho dos agricultores e é por isso que nós estamos dando ordem de início nessa estrada que é tão importante. Mas além disso, estamos recuperando a Estrada Municipal 92, com recursos próprios, que liga Santa Lúcia, Vila Cristina, e o maior polo hortifrutigranjeiro do RS com a Ceasa de Porto Alegre. É por isso que nós também estamos terminando a ponte que liga Santa Lúcia a Vila Cristina. É por isso que vamos entregar o asfalto que liga Santa Lúcia a Vila Olívia, e é por isso que iniciamos e vamos continuar o rebaixamento do morro do Bonalume. Quero agradecer ao Prefeito por entender essas prioridades e dizer que é apenas o início de uma gestão que vai buscar reconhecer ainda mais o trabalho dos agricultores”.
