A cidade que carrega o título de maior colheita de uva do Brasil, está enfrentando uma situação catastrófica com o segundo temporal severo em menos de 60 dias
Cidades da Serra gaúcha, principalmente Flores da Cunha e Caxias do Sul, foram surpreendidas na tarde de quarta-feira (3) por um forte temporal. A força do vento foi tanta que derrubou postes de iluminação e árvores, destelhou casas e gerou interrupções em estradas por conta de rachaduras ou desmoronamentos. Na manhã desta quinta (4), passava de 7 mil o número de clientes sem energia elétrica nas duas cidades. Em Flores da Cunha, em aproximadamente 25 minutos, choveu 90mm, ou seja, um pouco mais da metade do que era esperado para o mês, segundo a Climatempo.
Leia também: Cerca de 100 residências ficam danificadas após temporal em Caxias do Sul
Conforme a Prefeitura de Flores, a comunidade de São João foi a mais atingida, seguida do bairro Pérola, mas a situação é crítica em diversos pontos do município. Casas e escolas, principalmente das áreas mais afetadas, estão destelhadas e duas residências foram destruídas no bairro Pérola.

Ainda segundo o balanço inicial, pelo menos 100 propriedades do interior foram atingidas, cerca de oito hectares de parreirais estão no chão e diversas plantações foram impactadas, com perdas que variam de 5% a 40% sobre a produção remanescente. Alagamentos pelas ruas, nas casas e em aviários, além das árvores e dos postes caídos nas vias, também foram danos registrados. Em alguns locais, o asfalto foi comprometido.
Flores da Cunha, que carrega o título de possuir a maior safra de uva do Brasil, está enfrentando uma situação catastrófica. Estradas do interior e de produção, que estavam sendo reparadas ainda do último temporal, em novembro de 2023, para a safra deste ano, foram totalmente destruídas.

Conforme a Prefeitura, algumas das outras vias afetadas são:
Avenida 25 de Julho
Estrada da Integração
Estrada José Bergozza
Estrada para a comunidade de 7 de Setembro
Estrada para a comunidade de São João
Estrada Ricieri Viapiana
Estrada Velha (sentido Caxias do Sul)
Estrada Vitório Fontana
Rua 25 de Maio
Rua Teresinha Mari Zorgi
VRS-814
Ligação entre Nova Pádua e Flores da Cunha bloqueada
A VRS-814, entre Flores da Cunha e Nova Pádua, segue bloqueada. A liberação da via está prevista para esta quinta-feira (4) e, enquanto isso, o desvio deve ser feito pela Linha 100.
UBS fechada
A UBS Dr. Hidelbrando Cardoso Pereira (bairro Pérola) ficou sem atendimento nesta quinta, por conta de estragos ocasionados pelo temporal. Assim que a situação for normalizada no local, a comunidade será comunicada pelas redes sociais da Prefeitura. Por enquanto, casos de urgência são atendidos no Centro de Saúde Irmã Beneditta Zorzi (rua John Kennedy, n° 2151 – Centro).
Falta de energia elétrica e destelhamentos
A secretaria de Agricultura já atendeu mais de 30 chamados da população, enquanto a RGE registrou cerca de 1.300 chamados e deve solucionar mais 50 pedidos nas próximas horas. O Corpo de Bombeiros entregou em torno de 30 lonas à comunidade. A secretaria de Obras e Serviços Públicos alerta que atendimentos emergenciais terão prioridade neste momento.
Alagamentos e solução
O prefeito, César Ulian, salientou que obras soterradas também precisam ser priorizadas pelas administrações municipais. A cidade vem enfrentando muitos problemas com alagamentos. “Vemos tubulações antigas, com dimensões insuficientes, que não supriram a demanda das chuvas, por isso, vamos seguir com ações emergenciais, estimando uma troca de 3.000 metros de tubulação no município, em 2024”, enfatiza Ulian.



Fotos: Divulgação/ Redes Sociais