Investimento será de R$ 55 bilhões
O Diário Oficial da União publicou quinta-feira (04), a autorização para a construção de um segundo porto na cidade de Arroio do Sal. O projeto privado da empresa Doha Investimentos e Participações foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Agora, para que os trabalhos avancem, o projeto precisa ser aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
O terminal deve ter um investimento de R$ 55 bilhões em recursos privados, tendo em vista que a empresa é de Porto Alegre. O espaço deverá ser localizado a 2,8 quilômetros da costa. Já o complexo industrial e de passageiros será na avenida Interpraias, no bairro Seco, com ocupação de 150 hectares, com saída por meio de um viaduto, dando acesso à BR-101.
Além do porto, existe a possibilidade da construção de uma ferrovia para ligar Arroio do Sal a Terra Roxa, no Paraná. O porto vai abrigar 23,4 mil contêineres e, com um calado de 30 metros de profundidade, poderá movimentar até 43,9 milhões de toneladas por ano. Além disto, este novo espaço ficará a apenas cinco quilômetros de distância do Porto Meridional, que apura a documentação ambiental junto ao Ibama para prosseguir os trabalhos.