Apelo para que o novo papa participe da COP30 foi renovado em encontro privado nesta terça-feira (1º), no Vaticano
O arcebispo de Porto Alegre, cardeal Jaime Spengler, reforçou nesta terça-feira (1º), em audiência privada no Vaticano, o convite para que o Papa Leão XIV participe da COP30, marcada para novembro, em Belém (PA). Spengler, que preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), destacou ao pontífice a importância da presença da Igreja no debate climático global.
Segundo ele, o Papa demonstrou consciência do papel da Igreja nesse contexto, mas a possibilidade de viagem ainda depende da agenda. Leão XIV já tem compromissos previstos para o mesmo período, como o Jubileu em Roma e uma possível viagem internacional pelos 1700 anos do Concílio de Niceia.
O reforço do convite feito pelo cardeal soma-se ao gesto oficial do governo brasileiro. No dia 18 de maio, o vice-presidente Geraldo Alckmin entregou pessoalmente ao Papa uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convidando-o para visitar o Brasil durante a COP30. No texto, Lula também lembrou que as relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé completam 200 anos em 2026.
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e será realizada pela primeira vez na região amazônica. O evento reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações da sociedade civil e autoridades religiosas para discutir medidas de enfrentamento à crise climática.