Recurso de emenda parlamentar será destinado ao MTG para custear a 76ª edição do evento, que ocorre em agosto
A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou, por unanimidade, nesta quinta-feira (24), o projeto de lei que autoriza o repasse de R$ 100 mil ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a realização da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, marcada para os dias 14 a 16 de agosto, no Parque de Eventos da Festa da Uva.
O valor, proveniente de uma emenda parlamentar, será repassado por meio de termo de fomento celebrado entre a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Smtde), e o MTG. A proposta segue agora para sanção do Executivo.
Na justificativa do projeto, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) destacou que, pela primeira vez na história, Caxias do Sul — reconhecida como Capital Nacional dos CTGs — será sede da geração oficial da Chama Crioula, marco simbólico da abertura da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. O evento deve reunir cerca de 15 mil pessoas, incluindo 1,5 mil cavaleiros, e delegações de outros estados e países vizinhos, como o Uruguai.
A distribuição da chama para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado está prevista para o dia 16 de agosto. Para o prefeito, além do valor cultural, o evento representa um importante fomento ao turismo, à economia criativa e ao desenvolvimento regional, consolidando Caxias como polo de identidade e tradição gaúcha.
A realização da 76ª edição é uma parceria entre o governo estadual, a Prefeitura, a 25ª Região Tradicionalista e o MTG, que é o responsável pela organização técnica e execução da programação.