O município participou do Programa e teve a parceria do Sebrae RS da realização de cursos e formações
Antônio Prado finaliza o programa Cidade Empreendedora realizado em parceria com o Sebrae RS, com o menor tempo para a abertura de empresas e a maior participação local nas compras públicas.
Após quase três anos e meio de atuação, a cidade alcançou marcos importantes, como a redução do tempo necessário para abrir uma empresa, que passou de 37 para 6 horas, uma diminuição de 83%. Essa mudança significativa foi possível devido a melhorias nos processos administrativos, especialmente na área tributária, que agilizou e otimizou as etapas necessárias.
O programa também contribuiu para fortalecer a gestão pública e melhorar o ambiente de negócios, incentivando o empreendedorismo local. A participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas dobrou, saltando de R$ 3,6 milhões para R$ 6,6 milhões.
Além disso, a gestão municipal foi adaptada à nova Lei de Licitações, e um plano anual de contratações foi implementado ainda em 2023.
Durante o período, o programa trabalhou em quatro eixos principais: liderança, desburocratização, compras públicas e educação.
O gabinete do prefeito e as Secretarias participaram de cursos, formações e consultorias para fortalecer a liderança pública e aprimorar a gestão. A articulação do programa no município foi conduzida pelo analista territorial do Sebrae RS, Elisiano Macêdo Queiroz, que desempenhou um papel fundamental na implementação das ações e na dinâmica dos negócios locais.
Além disso, a Sala do Empreendedor recebeu, em 2023, o selo Diamante, o título máximo existente, reconhecendo a excelência dos serviços prestados à comunidade empresarial local.