Representantes da comunidade, do poder público e de entidades parceiras
Referência no passado para o desenvolvimento do turismo regional, a comunidade caxiense de Ana Rech está determinada a recuperar a sua identidade, perdida ao longo dos últimos anos. Foi com este propósito que representantes de diferentes segmentos da localidade, do poder público municipal, por meio da Secretaria do Turismo, e de entidades parceiras realizaram uma oficina para a elaboração de planos estratégicos para o desenvolvimento da atividade.
O encontro, que ocorreu ao longo da terça-feira (9), no teatro da Faculdade Murialdo, teve a condução de Ivane Favero, consultora em turismo com mais de 30 anos de experiência na área. Como apoiadores da iniciativa participam o Sebrae, representado no encontro pelo gerente regional Gustavo Rech e pelo consultor Emerson Monteiro, e o Sicredi, presente por meio de Gisele Franzen, gerente da agência de Ana Rech. O secretário do Turismo, Ricardo Daneluz, acompanhado de colaboradores da pasta; o presidente da empresa Festa Nacional da Uva, Idair Moschen; e o subprefeito de Ana Rech, José Evaney Laurindo, representaram a Prefeitura de Caxias do Sul. Da comunidade estiveram presentes empreendedores e gestores da Sociedade Amigos de Ana Rech.
Daneluz definiu o encontro como um novo marco na história de Ana Rech, região de grande potencial turístico, já comprovado no passado. “Isto foi se perdendo ao longo dos anos por diferentes razões. Chegou o momento de recuperar a região como destino turístico. Ana Rech é a prioridade das prioridades do poder público nesta atividade”, garantiu. Assinalou que o ambiente é favorável para esta mobilização, considerando que a região receberá, em breve, importantes equipamentos turísticos, como a Villa Dei Troni e o Chateau Valduga, e o próprio Aeroporto de Vila Oliva. “Nos próximos anos, Caxias do Sul voltará a ser reconhecida como destino turístico de qualidade”, assinalou.
O consultor do Sebrae, Emerson Monteiro, enfatizou a importância da elaboração de um plano exequível e com retorno para os negócios da região. Para o gerente Gustavo Rech, a mobilização se transformará em um legado para Caxias do Sul e região, abrindo oportunidades de negócios, de geração de renda e empregos. A gerente da agência do Sicredi enfatizou que a instituição tem por norma apoiar as ações positivas das comunidades em que está inserida.
A consultora Ivane Favero comentou que o turismo é uma atividade coletiva dos diferentes segmentos envolvidos no destino e que o planejamento é imprescindível. Frisou que a comunidade precisa estar engajada e disposta a receber pessoas. Ponderou que o turismo não pode ser destrutivo, mas um gerador de bem-estar para os nativos, considerando como premissa a sustentabilidade ambiental, cultural, social e econômica, além da satisfação dos visitantes. “Dormir, comer, se divertir, comprar, descansar, conhecer, vivenciar e experimentar são desejos dos visitantes que o destino precisa atender”, indicou.
Para que o destino satisfaça sentimentos e emoções de turistas e nativos, tornam-se prioridades a união da comunidade, o planejamento e a ação. Alertou que sem planejamento, o crescimento será descontrolado, descaracterizando o espaço e perdendo a originalidade. “Não se pode trabalhar com ações isoladas, esporádicas ou eleitoreiras”, reforçou. Destacou que o foco do plano deve estar na qualidade da experiência e no perfil do cliente.
O projeto de retomada do turismo de Ana Rech tem como norte um período de quatro anos, com inserção do plano ao projeto municipal já existente. Para tanto, deve tornar-se lei e ser monitorado para manter-se sustentável. “É preciso buscar a competitividade, que é olhar para si, e propor melhorias sistemáticas”, afirmou.
Os participantes foram divididos em grupos temáticos para apontar pontos fortes e fracos para a montagem inicial do planejamento. Foram debatidos aspectos de infraestrutura, políticas públicas e econômicas, turismo, marketing e eventos. Novos encontros serão agendados para dar sequência ao planejamento.



Fotos: Luciano More