Desde sua inauguração, o serviço já realizou 990 atendimentos
O Ambulatório Trans de Caxias do Sul, serviço vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizado no primeiro andar do Centro Especializado de Saúde (CES), completa em abril o seu primeiro ano de funcionamento. Criado com o objetivo de promover inclusão e garantir atendimento humanizado à população trans e travesti da cidade, o ambulatório tem como foco o acolhimento, orientação e tratamento adequado às necessidades de saúde física, mental e social dessas pessoas.
Destinado a pessoas trans e travestis com 18 anos ou mais, residentes em Caxias do Sul, o ambulatório oferece um espaço seguro e respeitoso para a escuta qualificada e o cuidado integral. Desde sua inauguração, o serviço já realizou 990 atendimentos, incluindo atendimentos de psicologia, medicina, serviço social, farmácia, pós-consulta com técnico de enfermagem, administração de medicamentos por via intramuscular, além da dispensação de medicamentos.
Atualmente, 75 pacientes estão vinculados ao ambulatório, que se consolida como uma referência local na promoção da saúde e no fortalecimento dos direitos da população trans e travesti. A equipe do ambulatório é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos, garantindo um acompanhamento completo, além do acesso à hormonização de forma segura, sem riscos à saúde.
Para acessar o atendimento, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. A UBS será responsável por realizar o encaminhamento e incluir a pessoa interessada na lista de espera da Central de Regulação de Consultas, vinculada ao Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra).
O secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, visitou o serviço e parabenizou a equipe pelo empenho e dedicação.